Justiça do Trabalho recebe visita de alunos da UNDB nos dias 23 e 24 deste mês

segunda-feira, 22 de Abril de 2013 - 15:37

A Justiça do Trabalho no Maranhão recebe, nos dias 23 e 24 de abril, pela manhã, os alunos de Direito da Universidade Dom Bosco (UNDB) para uma visita piloto do projeto Justiça de Portas Abertas nas dependências do Fórum Astolfo Serra. Iniciativa estratégica da Diretoria do Fórum Astolfo Serra, em parceria com o Centro de Memória e Cultura, esta é a primeira ação do projeto, que será realizado durante todo o ano com estudantes universitários e a comunidade.

O projeto Justiça de Portas Abertas englobou o projeto Visitas Agendadas, que já existe desde 2010, ampliando seu foco para visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade). As atividades consistem na visitação de grupos às instalações do Centro de Memória e Cultura, dependências do Fórum Astolfo Serra e do prédio-sede do Tribunal, de acordo com o interesse do público visitante.

Ainda neste primeiro semestre, a presidente do TRT, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, deve assinar convênio com as universidades públicas e privadas para oficializar as visitas orientadas aos universitários. Minuta de convênio foi apresentada pela Secretaria de Coordenação Administrativa para esta finalidade.

As visitas orientadas vão integrar o planejamento estratégico do TRT da 16ª Região, conforme projeto elaborado pela Secretaria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa em conjunto com a Diretoria do Fórum Astolfo Serra e Centro de Memória e Cultura.

Como explica o patrocinador do projeto, o juiz Paulo Mont´Alverne Frota, o projeto tem como objetivo tornar a Justiça do Trabalho mais conhecida, principalmente pela comunidade acadêmica, possibilitando amplo acesso ao fórum, aos processos e aos protagonistas da cena forense. “Também visa complementar a formação dos estudantes de Direito através do conhecimento e da prática simulada de atos processuais afetos à Justiça do Trabalho”, explica.

A presidência do Tribunal, por meio da Portaria 311/2013, designou   a comissão que será responsável pelas ações do projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Integram a comissão o juiz Paulo Mont’Alverne Frota, na qualidade de patrocinador e a servidora Edvânia Kátia Sousa Silva como gestora. A equipe conta ainda com os servidores Sônia Maria Gaspar (Diretoria do Fórum Astolfo Serra) e Francisco de Assis de Melo Lopes (Centro de Memória e Cultura). Os supervisores são os chefes das unidades da Diretoria do Foro Astolfo Serra, da Secretaria de Administração e da Seção de Comunicação Social.

Com informações do Centro de Memória e Cultura do TRT-MA (Cemoc).

 

10 visualizações