Magistradas e servidoras do TRT recebem homenagem no Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 8 de Março de 2010 - 15:40
Redator (a)
Valquíria Santana
Mulheres receberam homenagens nos seus locais de trabalho
Reconhecimento: mulheres são 42, 79% do quadro de pessoal da JT-MA

No dia Internacional da Mulher (08 de março), o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) fez uma homenagem especial às magistradas e servidoras. Elas que representam 42,79% do quadro de pessoal e também ocupam os cargos de direção da Justiça do Trabalho no estado. Na presidência e vice-presidência e corregedoria duas mulheres, as desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e Ilka Esdra Silva Araújo, dirigem a instituição até junho de 2011.

No final da manhã de hoje (08), a secretária-geral da Presidência do TRT-MA, Elizabeth Menezes, representando a desembargadora Márcia Andrea Farias, foi a todas as unidades do TRT e ao Fórum Astolfo Serra, transmitir a mensagem da Presidência às magistradas e servidoras. A desembargadora, que está em Aracaju (SE), onde participa hoje e amanhã (08 e 09) da reunião extraordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais (Coleprecor), parabenizou as mulheres que fazem a JT no Maranhão.

“Com a competência e dedicação de todas, o Tribunal tem alcançado resultados positivos na prestação de serviços à sociedade e com a ajuda de todas vamos crescer muito mais”, afirmou a presidente. A servidora Flávia Regina Cordeiro, diretora de Orçamento e Finanças, disse sentir-se gratificada com a homenagem. “Além de mãe e esposa, a mulher de hoje consegue ser líder no trabalho. Com sensibilidade desenvolvemos nosso trabalho com muita competência”, acrescentou.

O ouvidor do TRT, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, durante a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, destacou a importância das magistradas e servidoras para Justiça do Trabalho no estado e agradeceu, em especial, às servidoras que integram a equipe do seu gabinete. O diretor-geral do Tribunal, Júlio César Guimarães, também parabenizou a todas, lembrando que as mulheres alcançam cada vez mais sucesso profissional.

Presença feminina - quase metade do quadro de pessoal da JT-MA é formada por mulheres. Dos 638, entre servidores e magistrados, 273 são do sexo feminino. Dos 58 magistrados, 20 são mulheres. E elas ocupam também a maioria dos quadros de direção. Além da presidência e vice-presidência do TRT, as mulheres chefiam setores administrativos do Tribunal.

Do total de 51 cargos de chefia, com cargos comissionados, 16 são ocupados por mulheres; e das 62 funções de chefia de setores, 25 são do sexo feminino. As mulheres são maioria na empresa terceirizada que presta serviço de limpeza e manutenção, no TRT e Fórum Astolfo Serra. Dos 30 funcionários, 67% são do sexo feminino.

Muitas mulheres também ocupam funções que antes eram território exclusivo dos homens. Esse é o caso das duas funcionárias da empresa de segurança e vigilância que presta serviços ao Tribunal, Tânia Mesquita e Rosenice Castro, que exercem a profissão há 8 meses e três anos, respectivamente, e se destacam entre os vigilantes do sexo masculino. “Gosto da minha profissão e sempre quis trabalhar na área de segurança. Muita gente acha estranho e olha com desconfiança uma mulher exercendo função como essa. Ainda existe preconceito”, afirmou Tânia Mesquita.

21 visualizações