Maio Amarelo: TRT-16 realiza campanha de conscientização para trânsito seguro 

terça-feira, 30 de Maio de 2023 - 12:47
A chefe da Divisão de Polícia Judicial do TRT-16, Daiane dos Santos, orienta motociclistas durante ação do Maio Amarelo.
Clésio Santos, agente da Polícia Judicial do TRT-16, entrega bottom e panfletos da campanha Maio Amarelo a motoristas que trafegavam em frente ao prédio-sede do Tribunal.

A Divisão de Polícia Judicial (DIVPOL) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou a ação de conscientização no trânsito “Trabalho Seguro” em alusão à campanha “Maio Amarelo”, nesta segunda-feira (29). A iniciativa mobilizou a equipe de agentes da Polícia Judicial do TRT-16, os quais abordaram motoristas e motociclistas que transitavam na via secundária da Avenida Senador Vitorino Freire, buscando destacar medidas assertivas que devem ser tomadas no trânsito, sobretudo, no deslocamento para o trabalho.
Na ocasião, os agentes judiciários entregaram adesivos alusivos à campanha e panfletos com dicas importantes para quem é motociclista e utiliza do seu veículo para a realização do seu trabalho, chamando a atenção para os riscos de acidentes que são enfrentados diariamente, ocasionados pela falta de atenção a sinais de trânsito e o uso indevido do celular.
A iniciativa fez parte das atividades de adesão às campanhas apoiadas pelo TRT-16 ao longo deste mês. De acordo com a chefe da DIVPOL, Daiane dos Santos, a ação desenvolvida surgiu a partir da necessidade de levar a seriedade deste tema para os verdadeiros protagonistas da campanha: “O Maio Amarelo é o mês em que buscamos levar a reflexão acerca de como a conduta adotada pelas pessoas no trânsito pode trazer malefícios para si e para outras pessoas quando ela é feita de maneira errônea. E levar apontamentos e dicas para quem se desloca diariamente para o seu ambiente de trabalho é uma medida que buscamos exercer para contribuir com a campanha”.
Ainda segundo Daiane, inúmeros condutores abordados não tinham conhecimento algum sobre a a proposta de conscientização no trânsito: “Conseguimos identificar que muitos motoristas e motociclistas não estavam cientes sobre o tema do Maio Amarelo, pois apenas uma em cada 10 pessoas abordadas informou conhecer a finalidade da campanha. Logo, a partir disso, enxergamos o quanto foi importante a realização desta ação do Tribunal, por meio da nossa equipe da Divisão”.
Na visão da motociclista e entregadora Thamara Milka, a iniciativa chama bastante atenção, pois com a correria diária de suas atividades de trabalho, praticamente não sobra tempo para refletir sobre questões importantes como esta: “Nós que trabalhamos diariamente com o uso de veículos, enfrentamos inúmeros obstáculos para conseguirmos efetuar nosso trabalho de maneira eficaz e segura, e por diversas vezes não conseguimos parar para pensar nos riscos que são vivenciados na rotina de trabalho. E o que achei muito interessante na ação realizada foram as informações e dicas voltadas para nós que trabalhamos utilizando motocicleta”.
O movimento de conscientização e cuidados no trânsito completa, em 2023, 10 anos de sua criação, iniciada por meio do Observatório Nacional de Segurança Viária. Este ano, a campanha tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
 

181 visualizações