Mês de prevenção ao suicídio é marcado por evento voltado à saúde mental no TRT-MA
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da Seção de Saúde, da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) e do Comitê de Gestão de Pessoas, realiza a Semana de Saúde Mental, no período de 17 a 19 de setembro, em continuidade ao Projeto Saúde Mental, lançado durante o II Encontro de Gestores da Justiça do Trabalho no Maranhão, em maio próximo passado. O evento marca a tradicional adesão anual do Tribunal à campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2015.
Com o slogan “Ajude-nos a ajudar!”, o evento iniciará com a palestra "Prevenção ao Suicídio: falar é a melhor solução", a se realizar no próximo dia 17/9, às 10h, no Auditório da Escola Judicial (1º Andar do prédio-sede do TRT). A palestra é destinada a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Regional 16, e será ministrada pelas voluntárias e coordenadoras do CVV no Maranhão, Adriana Melo e Melissa Claudino.
A chefe da Seção de Saúde, Marilda Amorim, convida os participantes a comparecerem à palestra, na próxima segunda-feira, vestindo uma camisa amarela: “É muito importante que todos nós participemos da Semana de Saúde Mental, onde teremos acesso a informações confiáveis, preconizadas pelo Ministério da Saúde para reforçar a prevenção e mudar este cenário. As inscrições já estão abertas no Portal da Escola Judicial até o próximo domingo, dia 16, e convidamos todo o corpo funcional do TRT do Maranhão a participar. Apesar do tema pesado, suicídio, teremos uma programação alegre, para celebrar a vida, e se todos estivermos usando uma camisa amarela no dia da palestra, nosso evento será ainda mais bonito!”. Para se inscrever, clique aqui.
Nos dias 18 e 19/9, o médico Gustavo Rodrigues, servidor da Seção de Saúde, fará a aplicação de questionário para magistrados e servidores, “a fim de triar e identificar possíveis casos de ansiedade e depressão, para posterior orientação e acompanhamento apropriado”, informa o médico. Ele também esclarece que essa iniciativa visa a melhorar a qualidade de trabalho no âmbito do TRT16, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental, a partir de uma abordagem diferenciada sobre a questão. O questionário será aplicado em cinco turmas: no dia 18/9, uma turma das 13h às 14h e outra das 14h às 15h, ambas no Auditório do Fórum Astolfo Serra (FAS); no dia 19/9, uma turma das 9h às 10h, outra das 10h às 11h e mais uma das 11h às 12h, no Auditório da Escola Judicial. As inscrições para as turmas também já estão abertas no Portal da EJud: para o FAS, até o dia 17; e para o TRT, até o dia 18. Para se inscrever, magistrados e servidores devem escolher o horário e o local que lhes sejam mais convenientes, a fim de colaborar com o Projeto de Saúde Mental. Clique aqui e faça sua inscrição.
Centro de Valorização da Vida (CVV) - é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio desde 1962 e está engajada na promoção de atividades há dois anos no Brasil, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. A ideia é divulgar a causa intensamente durante o mês, já que no dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Suicídio - O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Segundo as estatísticas, 32 brasileiros comentem suicídio diariamente, ultrapassando os números oficiais de morte por AIDS e câncer. O movimento Setembro Amarelo, visa a sensibilizar e a conscientizar a população sobre os meios para a prevenção, já que 9 de cada 10 casos podem ser prevenidos.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Revisão: Rosemary Araujo.