Ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho recebe a imprensa maranhense no TRT-MA

quarta-feira, 4 de Junho de 2014 - 17:52
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, concedeu entrevista coletiva à imprensa de São Luís, na tarde desta quarta-feira (4), no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), para prestar esclarecimentos sobre a atividade correicional que está desenvolvendo ao longo desta semana no Tribunal.

O ministro explicou aos jornalistas como se desenvolve uma correição trabalhista, quais aspectos são analisados no regional correicionado e sobre a importância da estatística para a análise do desempenho do órgão. Também abordou, de forma rápida, algumas regras que devem ser seguidas durante a análise que realiza, as quais são estabelecidas pela própria Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dentre outros assuntos, ao corregedor-geral foi perguntado como ele avalia o desempenho do TRT-MA. Ele respondeu que os desembargadores e juízes são muito dedicados no desempenho das suas funções, além de muito interessados em cumprir os prazos estabelecidos em lei, apesar do pequeno número de servidores para auxiliá-los. Também considerou importante a criação de novas varas trabalhistas para dar vazão à demanda regional.

Questionado sobre qual benefício uma correição traz à comunidade do órgão correicionado, o ministro Brito Pereira disse que a correição ajuda o Tribunal a fazer os ajustes necessários para melhorar a prestação jurisdicional. “A comunidade ganha em qualidade nos serviços prestados pelas varas trabalhistas e pelo tribunal, que atuarão de forma cada vez mais célere na resolução dos processos”, considerou o corregedor-geral.

Participaram da entrevista coletiva as TVs Difusora e Maranhense, e o jornal O Imparcial.
Encerramento da correição – A atividade correicional está sendo realizada no TRT-MA desde a segunda-feira (2) e será encerrada amanhã (5), às 18h, com a realização de uma sessão plenária administrativa para leitura da ata de correição.
Correição ordinária - A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho é o órgão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) incumbido da fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus juízes e serviços judiciários. Durante a correição, o corregedor-geral examina processos, registros e documentos do órgão em análise. Ao final da correição, o ministro apresenta suas conclusões mediante determinações e recomendações, para a regularidade dos serviços judiciários.

2 visualizações