Muda o trânsito das ruas que dão acesso ao TRT
quarta-feira, 16 de Maio de 2007 - 14:01
Redator (a)
Wanda Cunha
Para visualizar melhor, clique sobre a imagem para ampliá-la
Desde a última sexta-feira (11), mudou o trânsito da Rua 44 (Rua do Carimbo), entre a sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) e a concessionária de Veículo Cauê, no bairro da Areinha, que dá acesso às entradas do Tribunal e das 5ª e 6ª Varas do Trabalho de São Luís. A partir de agora, o acesso à Rua 44 passou a ser mão única no sentido Avenida Vitorino Freire ao Canal das Areinhas.
A Rua 40 (Rua dos Balões), paralela a 44, que dá acesso à entrada do Fórum Astolfo Serra, também sofreu alteração e passou a ser mão única no sentido Canal das Areinhas a Avenida Vitorino Freire. Na rua transversal, localizada atrás do Fórum, o trânsito passa a ser mão única no sentido da Rua 44 a Rua 40. A medida é uma reivindicação antiga da direção do Tribunal para gerar fluidez no tráfego e diminuir o engarrafamento de carros que ali trafegavam em mão dupla.
O agente de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SEMTUR) Carlos Fernando Penha Costa desde semana passada orienta os motoristas para as novas mudanças e deve permanecer nessa área durante todo o mês. Diz que foi solicitado outro fiscal para ajudá-lo nos serviços. O morador do bairro Nélson Batista Paixão considerou o trânsito 100% melhor depois das modificações. Já a advogada Fátima Couto afirma que o tráfego em frente ao Fórum sempre foi conturbado e que a modificação já deveria ter ocorrido há mais tempo. “Na hora que regularizar, vai melhorar, mas as placas de trânsito devem ficar na esquina; e não, escondidas nos postes”, declarou o advogado Nilton Rego de Paulo.
Segundo Luiz Gonzaga de Souza, chefe do Setor de Portaria e Segurança do Tribunal, a mudança de tráfego está sendo acompanhada diretamente pelo Sr. Antônio Silva, Coordenador de Trânsito da SEMTUR, que já está tomando providências em relação às placas de trânsito e que inclusive já há uma determinação para que em frente ao Tribunal sejam instaladas placas orientando que ali é proibido estacionar. Ele solicita aos servidores que colaborem não retirando os cones colocados nas entradas do Fórum Astolfo Serra, pois servem para organizar o trânsito, evitando congestionamento e acidentes.
Para melhorar os serviços de Portaria e Segurança, Gonzaga também informou que será procedido a um cadastro de todos os veículos de servidores do Tribunal. O objetivo é dar proteção e segurança aos veículos estacionados na área externa. Segundo ele, foi solicitado ao Diretor de Informática do TRT-MA, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, um modelo de formulário de cadastro de todos os veículos, contendo tipo, placa, nome do servidor proprietário, setor e ramal de lotação, com a finalidade de que o setor de Portaria e Segurança localize o servidor em caso de algum incidente. As pessoas devem deixar as informações necessárias acerca de seus veículos na portaria. Melhores informações podem ser prestadas através dos ramais 9354 e 9355.