Nota de pesar: TRT16 decreta luto por três dias pelo falecimento do ex-juiz classista Leonardo Monteiro
A desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Ilka Esdra Silva Araújo, por meio da Portaria Nº GP 503/2013, decretou luto oficial no TRT-MA, por três dias, a partir de 27/05/2013, em virtude do falecimento do ex-classista José Leonardo Magalhães Monteiro, aos 68 anos, ocorrida no sábado (25), no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís. Na oportunidade, divulga nota de pesar, nos seguintes termos:
Nota de Pesar
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ex-juiz classista, representante dos empregados, José Leonardo Magalhães Monteiro.
Graduado em Jornalismo e Direito, Leonardo Monteiro esteve à frente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão desde os anos 80. Grande parte de sua vida foi dedicada ao movimento sindical. Como menor aprendiz na firma Pinheiro Gomes Representações S.A., vinculou-se ao Sindicato dos Comerciários de São Luís. Como bancário, presidiu o Sindicato dos Bancários do Maranhão.
Leonardo Monteiro, durante a sua passagem na Justiça Trabalhista, deixou grande contribuição como pacificador de conflitos. Iniciou sua trajetória como classista em 21 de setembro de 1989, quando tomou posse no cargo de suplente de juiz classista, representante dos empregados, no TRT-MA, após nomeação por Decreto do Presidente da República José Sarney.
Com a aposentadoria do juiz classista titular, José de Ribamar Carneiro Sobrinho, Leonardo Monteiro foi convocado para assumir a titularidade do cargo a partir de 1º de abril de 1992. Em 24 de junho do mesmo ano, o jornalista tomou posse no cargo de suplente de juiz classista para o triênio 1992 a 1995, por nomeação feita por meio do Decreto do então Presidente da República Fernando Collor de Melo.
Em 25 de março de 1996, o sindicalista foi empossado no cargo de juiz classista, representante dos empregados para o triênio 1996 a 1999, após nomeação feita por meio do Decreto do Vice-Presidente da República, no exercício da Presidência, Marco Antônio de Oliveira Maciel. Leonardo Monteiro esteve a serviço da Justiça do Trabalho no Maranhão até o dia 24 de março de 1999.
O Tribunal Regional do Maranhão une-se a todos os parentes e amigos de Leonardo Monteiro para compartilhar este momento de solidariedade e tão dolorosa perda.
Ilka Esdra Silva Araújo
Presidente do TRT 16ª Região