Novembro azul: TRT-MA orienta sobre prevenção ao câncer de próstata 

terça-feira, 29 de Novembro de 2022 - 14:58
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Na manhã desta terça-feira (29/11) o público interno do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) participou de palestra virtual sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e a prevenção ao câncer de próstata. A palestra “Homem que se cuida é convocado para vencer!”, organizada pelo Setor de Saúde do TRT-MA, foi ministrada pela enfermeira com pós-graduação em Saúde da Família, Urgência e Emergência, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar Aliny Khristian de Brito Passos, por meio da plataforma Zoom. 
Inicialmente, a palestrante explicou o que é a próstata e sua função no organismo masculino. Em seguida, falou sobre os tipos de cânceres de próstata e alertou sobre os fatores de risco como idade, raça, histórico familiar e alterações genéticas. Segundo a enfermeira, existem ainda fatores de risco que são incertos, que não têm comprovação científica quanto a sua colaboração para o aparecimento da doença, mas que ainda assim precisam ser levados em consideração. É o caso da dieta, obesidade, tabagismo, inflamação prostática e das doenças sexualmente transmissíveis. 
Ela também falou sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata, orientou sobre a importância de procurar um urologista, médico especializado no tratamento da doença, e destacou quais os tipos de exames devem ser realizados para a obtenção do diagnóstico em cada caso. 
Ao final da palestra, Aliny destacou a importância da prevenção e forneceu algumas recomendações. De acordo com ela, a orientação geral é que homens com idade a partir de 50 anos se submetam anualmente a uma avaliação. Para os homens que estão enquadrados nos fatores de riscos, a recomendação é que comecem a fazer a avaliação a partir dos 40 anos de idade.
Após a exposição, os presentes participaram fazendo perguntas acerca da doença e buscando orientações para o cuidado com a saúde masculina.
Novembro Azul
A campanha foi criada em 2003 na Austrália e comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. A iniciativa visa a sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro.
Além das ações de saúde, o prédio-sede do TRT-MA e o Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, estão com as fachadas iluminadas na cor azul durante todo este mês, em adesão às Campanhas Novembro Azul e 24 horas pelo Diabetes.

195 visualizações