Novos servidores do TRT-MA recebem informações sobre as unidades administrativas do Tribunal
segunda-feira, 26 de Outubro de 2009 - 14:27
Redator (a)
Wanda Cunha
Diretor-geral do TRT dá boas-vindas aos novos servidores
Novos servidores recebem informações sobre atividades das unidades administrativas do TRT
O diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Júlio César Guimarães, abriu nesta segunda-feira (26), às 9h, no auditório Ari Rocha, no prédio sede do Tribunal, a programação de integração e interação, voltada para os novos servidores que serão empossados logo mais à tarde, 16h30min, pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. Na oportunidade, os novos servidores receberam informações sobre as unidades administrativas do Tribunal.
“O TRT do Maranhão, até então, tinha apenas 6 servidores para cada cem mil habitantes na Justiça do Trabalho no Maranhão, um terço da média nacional, que é de 16 servidores. Esse dado demonstra a carência de servidores no quadro do TRT-MA. Assim, com a chegada de vocês, além de melhoramos essa média, iremos proporcionar melhor atendimento ao usuário da Justiça do Trabalho e tornar mais célere a prestação jurisdicional”, observou Júlio César Guimarães, ao dar as boas-vindas aos novos servidores.
A diretora de Pessoal, Gabriela Bello, falou sobre os “Direitos, Deveres e Benefícios do Servidor Público”. Ela fez uma abordagem sobre a Lei nº 8.112/90, referindo-se a estágio probatório e estabilidade. Também teceu comentários sobre a Gratificação Natalina; Adicional de Qualificação (AQ) de cursos de pós-graduação e Adicional de Qualificação (AQ) de ações de treinamento, bem como de Gratificação de Atividade Externa (GAE). Ao final de sua apresentação, o servidor José Chagas Júnior, da Diretoria de Pessoal, falou sobre os procedimentos para averbação de tempo de contribuição.
A chefe do Serviço de Saúde, Rosely Vieira, fez uma breve abordagem sobre “As licenças médicas”. “Até dois dias, o servidor poderá apresentar atestado médico diretamente no Setor no prazo de 72 horas. Superior a dois dias, a situação requer laudo e perícias médicas”, explicou Rosely Vieira.
O chefe do Serviço de Folha de Pagamento, Euvaldo Melo, ao falar sobre “Parcelas Remuneratórias”, detalhou os valores dos vencimentos básicos dos técnicos e analistas judiciários, dando explicações acerca da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ),que corresponde a 50% do vencimento básico; auxílio alimentação; Vantagem Pessoal Inominada (VPI); valor bruto e os descontos de PSSS (Plano de Seguridade Social do Servidor) e imposto de renda.
A servidora Maria Aparecida Santos, do Serviço de Informação e Documentação, falou sobre “O papel do Serviço de Informação e Documentação”, seguida de Suely Cavalcante, da Assessoria de Comunicação, que fez uma abordagem sobre as metas da assessoria, sua importância para a instituição e os projetos que a unidade desenvolve como instrumento de integração entre a Justiça do Trabalho no Maranhão e seus públicos interno e externo.
José Vicente dos Santos Araújo, diretor de Comunicação da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (ASTRA XVI), fez um panorama da associação. A Astra homenageou alguns associados que obtiveram aprovação no concurso do TRT da 16ª Região – 2009, dentre os quais Inaldo André Terças Santos, 2º lugar no Concurso para analista Judiciário – Área Judiciária; Rafael Robinson de Sousa, 1º lugar para analista – apoio especialidade Tecnologia da Informática; Cícero Matias Ferreira do Nascimento Neto – 1º lugar no concurso na área Analista Judiciário – especialidade Tecnologia da Informática, como Portador de Necessidades Especiais – PNE; André Morais da Silva, 7º lugar para analista judiciária – área judiciária.
João Batista Sobrinho, técnico judiciário do TRT-MA, a ser empossado como analista Judiciário na área de contabilidade, disse que o contato com as unidades administrativas do Tribunal foi muito esclarecedor, principalmente para os que ainda não fazem parte do quadro. “O evento permite que o servidor se familiarize e conheça a estrutura administrativa da instituição a que vai pertencer”, disse.
“O encontro foi muito importante para que nós pudéssemos conhecer os nossos direitos e, também, serviu como uma maneira de integrar os novos servidores às unidades administrativas. Foi muito esclarecedor”, rematou Nelson Roberto Nascimento Cardoso, técnico judiciário a ser empossado.
Programação da tarde
A programação da tarde será aberta pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão (Sintrajufe), a partir das 14h30min, seguido pelo Diretor Substituto de Material e Patrimônio, Wagner Campos Santos, que falará, às 14h40min, sobre “Tombamentos, Zelo dos Materiais Permanentes e de Consumo”; às 14h55min, a Diretoria de Informática vai fazer a apresentação dos Sistemas da Informação (Sapts, malote digital, e-mail e uso da internet).
Às 16h30min, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, dá posse coletiva a 66 candidatos aprovados no recente concurso para o quadro de servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão.