Nutrição foi o tema de hoje (7) do Ciclo de Palestras do Serviço de Saúde
sexta-feira, 7 de Novembro de 2008 - 17:09
Redator (a)
Suely Cavalcante
Servidores do TRT assistem palestra sobre nutrição ministrada por Aline Amorim
Uma exposição minuciosa sobre nutrição foi apresentada na tarde desta sexta-feira(7) na segunda atividade do Ciclo de Palestras do Serviço de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. A palestra, realizada na Sala de Treinamento do Tribunal, foi ministrada pela professora doutora Aline Amorim, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão.
Aline Amorim iniciou a exposição falando sobre obesidade, que é considerada a epidemia do século XXI. Ela explicou que a obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo. As causas principais da obesidade são o desequilíbrio nutricional, a inatividade física, o desequilíbrio hormonal e o fator genético. Os dois primeiros fatores são responsáveis por 95% dos casos de obesidade. No Brasil, a doença já atinge 6,6% das crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos, e 11% dos adultos.
Aline explicou, ainda, que atualmente há grande ocorrência de obesidade visceral, que é o acúmulo de gordura entre as vísceras, que traz como conseqüências, caso não seja tratada, a hipertensão, a dislipidemia (colesterol elevado) e diabetes.
Segundo a palestrante, uma boa orientação nutricional previne a ocorrência de doenças como a obesidade, corrige erros alimentares, previne ou estabiliza patologias associadas e modifica o estilo de vida das pessoas.
Aline Amorim destacou a utilização das pirâmides alimentares ou guias alimentares, endereçados à população, para a prevenção ou reversão de deficiências nutricionais por meio de recomendações de saúde pública. A pirâmide define os alimentos e porções que devem ser utilizados para garantir uma boa saúde.
Na pirâmide constam os carboidratos, verduras e frutas, feijões e outras leguminosas, leite, iogurte e queijos, carnes e ovos, óleos e gorduras e açucares e doces. Ela explicou que deve haver uma combinação dos alimentos, adequada para cada dieta. “Alimentação é bom senso. Cada um pode comer o que gosta dentro de um limite que não prejudique a saúde. É necessário ter equilíbrio”, completou.
O Ciclo de Palestras continua na próxima sexta-feira (14) com a palestra sobre hipertensão que será ministrada pelo médico Ércio Murilo Cutrim, do TRTMA.
O Ciclo de Palestras do Serviço de Saúde integra o Programa Mais Qualidade de Vida, um dos cinco eixos do Plano de Gestão para o biênio 2007/2008.