“O Mundo do Trabalho” em exposição na galeria da UFMA
Fica em cartaz até o dia 15 de maio, na Galeria Antônio Almeida – Palacete Gentil Braga (Rua grande, 782, Centro), a Exposição “O Mundo do Trabalho”, organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). A mostra reúne as fotos que participaram do I Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho. O espaço é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 19h.
Organizada pelo Serviço de Comunicação do TRT-MA, a exposição traz trabalhos de fotógrafos profissionais e repórteres fotográficos como Edgar Rocha (vencedor do concurso), Meireles Júnior (2º lugar), A. Baêta (3º lugar) Pedro Araújo (menção honrosa), Biaman Prado e José Evandro Firmino Filho. Tem também foto cedida pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho. Na abertura da exposição, na noite da última segunda-feira (30), véspera do Dia do Trabalho, a presidente do TRT, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, destacou que este mês o Tribunal completa 18 anos. “Estamos comemorando a data prestando serviços à população e esta exposição também é uma forma de prestação de serviços, de levar cidadania através da arte”, afirma a magistrada. Ela disse, ainda, que a mostra traz temas variados que vão desde o trabalho infantil à segurança no trabalho.
O diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, Euclides Moreira Neto, lembrou, durante a solenidade, que a Galeria Antônio Almeida, localizada no prédio da UFMA, está sempre aberta para eventos que levem informação, cultura e arte à população. A chefe do Serviço de Comunicação do TRT, Suely Cavalcante, explicou que depois da Galeria Antônio Almeida, a exposição, que é uma das atividades da campanha “Justiça do Trabalho – Cidadania ao alcance de todos”, será levada para outros locais como escolas, shoppings e espaços de arte. Também estará em cartaz nos municípios-sede das Varas do Trabalho do interior do estado, no segundo semestre deste ano. Pedro Araújo, que assina duas fotos da exposição, elogiou a iniciativa do TRT em levar para o grande público os trabalhos inscritos no concurso de fotografia. “O concurso e exposição são incentivos que o Tribunal dá aos fotógrafos do estado”, disse Araújo, acrescentando que além do reconhecimento ao trabalho desses profissionais, a iniciativa do TRT poderá também estimular outras instituições.
Informação As 12 fotografias estão expostas em painéis que medem, cada uma, 1,20m x 80cm, e trazem textos sobre a Justiça do Trabalho. São informações como sua jurisdição, direitos e deveres trabalhistas, a diferença entre Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Para Júlio César Fonseca, professor do Centro Integrado Escola Técnica de Segurança no Trabalho, localizado no bairro São Cristóvão, a exposição fotográfica do TRT é uma importante fonte de pesquisa para os estudantes. Por isso, ele levou seus alunos para visitar a exposição logo no primeiro dia do evento. O professor explicou que os alunos vão discutir em sala de aula o que observaram na mostra. O estudante do curso de Segurança no Trabalho, José Alves Sousa, afirmou que as informações apresentadas nos painéis foram novidades para ele. “Não sabia, por exemplo, a diferença entre as atribuições da Delegacia Regional do Trabalho e da Justiça do Trabalho”, acrescentou. “A mostra traz dados muito importantes para nós que iremos trabalhar na área de segurança do trabalho”, completou a aluna Juliete Marques Costa.