Oficiais de Justiça recém-empossados recebem treinamento no último dia do curso de Formação Inicial de Servidor

sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015 - 15:18
Redator (a)
Marina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Oficias de Justiça passam o dia se familiarizando com a rotina do cargo

Durante esta sexta-feira (16), último dia do curso de Formação Inicial de Servidor, os recém-empossados oficiais de Justiça Fernanda Teixeira de Almeida, Rodolfo Mendonça Furtado e William Miranda Andrade receberam treinamento da rotina dos serviços do oficial de Justiça e sobre o funcionamento da Central de Mandados Judiciais (CMJ), localizada no 1º andar do Foro Astolfo Serra (FAS). Antes, eles foram recebidos pelo diretor do FAS, juiz Antonio de Pádua Muniz Correia, que lhes deu as boas-vindas e os levou para conhecer as dependências do Foro, bem como o funcionamento das Varas do Trabalho de São Luís.

Em seguida, os servidores foram para a Central de Mandados Judiciais e, orientados pelo servidor Carlos Magno de Resende, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a dinâmica e atuação do oficial de Justiça dentro da Justiça do Trabalho que, conforme ressaltou Carlos Magno, é um segmento do Poder Judiciário que busca sempre pela conciliação. Também foram orientados sobre o funcionamento do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).

À tarde, o treinamento foi ministrado pelo oficial de Justiça Humberto Leite de Carvalho. Ele mostrou aos servidores os procedimentos relacionados ao painel do oficial de Justiça no PJe. O painel é alimentado com os dados referentes ao cumprimento das diligências. Em seguida, os novos oficiais de Justiça acompanharam Humberto Carvalho durante cumprimento de diligências, oportunidade em que puderam se familiarizar com as atividades que vão desenvolver futuramente.

De acordo com a Portaria do Gabinete da Presidência nº 24/2014, Fernanda Teixeira de Almeida, Rodolfo Mendonça Furtado e William Miranda Andrade foram lotados, respectivamente, nas Varas do Trabalho de Bacabal, Barra do Corda e Balsas.

Iniciada na terça-feira (13), a programação do curso de Formação Inicial de Servidor encerra nesta sexta-feira para todos os 42 novos servidores. Durante a semana, eles foram divididos em grupos, cada um com sua área específica, e receberam treinamentos que os integram ao funcionamento da Justiça do Trabalho no Maranhão. Na programação de hoje, houve ainda treinamento específico para analistas judiciários, área tecnologia da informação; e a “Oficina de Despacho, de Decisões Processuais e Execução”, ministrada pelo juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont’Alverne Frota, no FAS, dirigida a analistas judiciários, área judiciária; e técnicos judiciários, área administrativa.

Central de Mandados Judiciais
- instituída por meio da Resolução Administrativa nº 062/2009, a Central de Mandados foi instalada em outubro de 2010, e tem por objetivo a organização, acompanhamento e cumprimento das determinações judiciais oriundas das Varas do Trabalho da Capital.

30 visualizações