Orçamento das Escolas Judiciais é apresentado pelo presidente do CONEMATRA
Na manhã desta quarta-feira (26/4), durante a reunião do Coleprecor, o desembargador Gerson de Oliveira costa Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16-MA) e presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), discorreu sobre o orçamento das Escolas Judiciais, esclarecendo a respeito da gestão dos recursos, de acordo com o planejamento estratégico, na elaboração das iniciativas de capacitação oferecidas a magistrados e servidores dos regionais trabalhistas.
O magistrado destacou a autonomia dos gestores das Escolas na ordenação das despesas de sua verba específica, sendo atribuição que permite uma atuação com mais qualidade no âmbito das capacitações institucionais, especialmente, em épocas de crise, como a atual, que necessita da criatividade dos diretores. “Nós temos um único objetivo: capacitar e aperfeiçoar nossos magistrados e servidores”, ressaltou o desembargador, informando que algumas iniciativas já estão sendo organizadas em conjunto pelas Escolas dos TRTs, unidas para otimizar os recursos de que dispõem.
Gerson de Oliveira apresentou resoluções da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) que disciplinam a realização de convênios pelas EJUDs e conclamou os presidentes dos TRTs a tratarem com seus diretores sobre acordos de cooperação e apoio para participação destes nos eventos da ENAMAT e do CONEMATRA.
Seguiram-se manifestações dos membros do Coleprecor, com dúvidas, sugestões e particularidades relativas às Escolas Judiciais regionais. O desembargador Gerson de Oliveira finalizou prestando esclarecimentos sobre variados aspectos do orçamento levantados durante as manifestações.
Texto e foto: Rosemary Araujo (ASCOM TRT16-MA).
Fonte: Coleprecor.