Outubro Rosa: abertas as inscrições para palestra de prevenção ao câncer de mama

segunda-feira, 8 de Outubro de 2018 - 16:05
Redator (a)
Rosemary Araujo

Já estão abertas as inscrições para a palestra “Prevenção ao Câncer de Mama”, que será realizada no próximo dia 17 de outubro (quarta-feira), às 14h30, no Auditório Ari Rocha do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). A médica ginecologista Terezinha Magalhães trará informações sobre a enfermidade em nível de Brasil e Maranhão, e prestará orientações sobre como preveni-la. A palestra também contará com a participação ilustrativa de depoimentos pessoais de pacientes da palestrante que vivenciaram a experiência e a superação da enfermidade. 
Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-MA, assim como o público em geral, podem se inscrever no Portal da Escola Judicial
O evento faz parte da programação do TRT-MA em adesão tradicional à Campanha Outubro Rosa. Para conhecer todas as ações programadas pela Seção de Saúde para a edição 2018 da Campanha, clique aqui.
Outubro Rosa 2018 - Trata-se de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento começou em 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Hoje, o movimento é realizado em vários lugares do mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. O que causa preocupação é que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas 24,8% das mulheres realizam a mamografia, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse percentual seja em torno de 70%.
No TRT16, foi instituído o Programa Saúde da Mulher, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 156/2012, com adequações promovidas pela Portaria GP nº 266/2016. O Programa visa exatamente a incentivar magistradas e servidoras a realizarem anualmente seus exames de prevenção de câncer de mama e colo uterino. Os números registrados pela Seção de Saúde apontam o percentual de 31% de participação nos últimos dois anos. Ações como as programadas para o Outubro Rosa e outras escalonadas ao longo do ano são realizadas pela Seção de Saúde com o propósito de que esse percentual seja maior a cada ano.
 

4 visualizações