Outubro Rosa: TRT-16 promove ações em alusão à campanha

segunda-feira, 16 de Outubro de 2023 - 15:42
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Em adesão à campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) está promovendo diversas ações de conscientização. No dia 19 de outubro, às 9h, será realizada a palestra “Câncer de Mama: prevenção e tratamento”, que será ministrada pela médica mastologista Raquel Aranha Viegas. Ainda na programação, de 9h30 às 12h, serão ofertados serviços de limpeza de pele e massagem.
As ações acontecerão no 1° andar do prédio sede do TRT-16, no local onde funcionava o antigo restaurante e estão sendo promovidas pelo Setor de Saúde, em parceria com a rede de plano de saúde Geap.
A programação é destinada a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários. As inscrições poderão ser feitas através do portal da Ejud16.
Raquel Aranha Viegas
É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduada em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.
Iluminação nas fachadas
O TRT-16 coloriu as fachadas do prédio-sede e do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas de São Luís, com a cor rosa. O objetivo é servir como forma de alerta, chamando atenção para a gravidade do problema e para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama.
A adesão tem em vista que é de fundamental importância o envolvimento do tribunal nas ações de conscientização. 
Outubro Rosa
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgadas no portal do Ministério da Saúde, o movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama existe desde o início da década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida todos os anos.
Tanto no Brasil quanto no exterior, a campanha do Outubro Rosa busca compartilhar informações e conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Ainda conforme os dados do INCA, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, o que representa um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Acesse as informações da campanha Outubro Rosa.

221 visualizações