Outubro Rosa: TRT-MA divulga programação para conscientização e prevenção ao câncer de mama

quinta-feira, 4 de Outubro de 2018 - 17:03
Redator (a)
Rosemary Araujo
Fachada do prédio-sede do TRT-MA iluminada para o Outubro Rosa.

A Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) preparou uma intensa programação para marcar a adesão institucional ao Outubro Rosa em 2018, com o slogan “Mulher, fonte de vida! TRT16 por sua saúde”. As ações visam à conscientização de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT, assim como do público em geral, para a prevenção ao câncer de mama. Este ano, estão programadas palestra, caminhada e chá, como as principais ações, mas outras iniciativas já estão sendo implementadas, desde a última segunda-feira (1º/10), junto ao corpo funcional.
A iluminação em tom rosa das fachadas do prédio-sede do Tribunal e do Fórum Astolfo Serra (FAS) foi uma das primeiras providências da adesão do TRT à campanha de prevenção ao câncer de mama, já no início do mês. Cartazes alusivos ao tema também foram distribuídos nos murais institucionais do prédio-sede e do Fórum. Além disso, a Seção de Saúde distribuiu, nas unidades de trabalho da Capital, lacinhos rosa como símbolo da campanha, para uso individual de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
Programação:
Na próxima segunda-feira (8/10), a Seção de Saúde distribuirá vasos de flores nos setores do TRT e do FAS e, ao mesmo tempo, prestará esclarecimentos sobre o tema da campanha, tirando dúvidas e incentivando os cuidados necessários à prevenção do câncer de mama.
A palestra “Prevenção ao Câncer de Mama” será realizada no dia 17 de outubro (quarta-feira), às 14h30, no Auditório Ari Rocha, e será proferida pela médica ginecologista Terezinha Magalhães, que trará a participação ilustrativa de depoimentos pessoais de pacientes que vivenciaram a experiência e a superação da enfermidade. Oportunamente, será divulgada a abertura das inscrições para a palestra destinada aos públicos interno e externo do TRT-MA. 
No dia 20/10 (sábado), será realizada a “Caminhada pela Prevenção ao Câncer de Mama”, com início previsto para as 7h30, com largada e chegada na Pracinha do Espigão Costeiro, na Península. Poderão participar magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-MA, bem como seus familiares, e também o público em geral. Todo o percurso será feito com duração aproximada de 2h e contará com o acompanhamento de um educador físico. Os interessados em aderir ao uso da camisa alusiva ao evento podem encomendá-la pessoalmente na Seção de Saúde (sobreloja do prédio-sede do Tribunal, Av. Senador Vitorino Freire, nº 2001, Areinha), mediante a informação do tamanho desejado e pagamento de R$15,00 para viabilizar a aquisição da peça junto à malharia. A quem não se interessar em adquirir a camisa do evento, a Seção de Saúde solicita que use uma peça rosa que já tenha em seu vestuário, a fim de uniformizar e identificar os participantes da caminhada. Os magistrados e servidores do Tribunal interessados em participar podem fazer sua inscrição na intranet (site do TRT – Menu Principal – Administrativo – Intranet – Login e Senha – Magistrado/Servidor – Requerimentos – Inscrições – Atividades do Setor de Saúde). Demais interessados podem se inscrever pessoalmente na Seção de Saúde ou pelo telefone (98)2109-9382 ou ainda pelo e-mail servsaude@trt16.jus.br.
Finalizando a programação, a Seção de Saúde oferecerá um “Chá Rosa”, no dia 31/10 (quarta-feira), às 10h, no hall do Auditório Ari Rocha (mezanino do prédio-sede do Tribunal), para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, quando será servido um buffet de lanches. No dia do evento, os participantes poderão fazer a doação de alimentos não perecíveis (quantos quilos desejarem) e/ou de lenços (medidas de 90x90cm, em tecidos tipo seda, crepe de seda, crepe, cetim ou algodão), para serem entregues às pacientes com câncer de mama do Hospital Aldenora Belo, no mês de novembro. Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição na intranet (site do TRT – Menu Principal – Administrativo – Intranet – Login e Senha – Magistrado/Servidor – Requerimentos – Inscrições – Atividades do Setor de Saúde) ou pessoalmente na Seção de Saúde, pelo telefone (98)2109-9382 ou ainda pelo e-mail servsaude@trt16.jus.br.
Marilda Amorim, chefe da Seção de Saúde, incentiva a participação nas iniciativas programadas: “Esta é mais uma campanha que o TRT do Maranhão abraça tradicionalmente por se preocupar com a saúde e a qualidade de vida de seu corpo funcional. Este ano, preparamos essas ações pensando também no público externo, que é o destinatário final da nossa atividade-fim, mas também da nossa atenção quanto ao seu bem-estar e prevenção de enfermidades dolorosas, a partir da conscientização do papel que cada um de nós pode exercer para nos preservar e também cuidar daqueles a quem amamos. É por isso que contamos com a participação de todos e deixamos o convite para que estejam conosco durante toda essa programação tão importante”.
Outubro Rosa 2018 - Trata-se de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento começou em 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Hoje, o movimento é realizado em vários lugares do mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. O que causa preocupação é que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas 24,8% das mulheres realizam a mamografia, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse percentual seja em torno de 70%.
No TRT16, foi instituído o Programa Saúde da Mulher, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 156/2012, com adequações promovidas pela Portaria GP nº 266/2016. O Programa visa exatamente a incentivar magistradas e servidoras a realizarem anualmente seus exames de prevenção de câncer de mama e colo uterino. Os números registrados pela Seção de Saúde apontam o percentual de 31% de participação nos últimos dois anos. Ações como as programadas para o Outubro Rosa e outras escalonadas ao longo do ano são realizadas pela Seção de Saúde com o propósito de que esse percentual seja maior a cada ano.
 

10 visualizações