Outubro Rosa: TRT-MA promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

terça-feira, 19 de Outubro de 2021 - 14:14
Redator (a)
Suely Cavalcante

O evento vai ser realizado hoje (25), das 13h às 14h, por meio da plataforma Google Meet.
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Setor de Saúde, vai realizar, nesta segunda-feira (25), das 13h às 14h, a palestra virtual “Prevenção ao Câncer de Mama”, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet. A palestra é uma ação referente ao Outubro Rosa e vai ser ministrada pela médica Jéssica Mendes Costa de Freitas Santos, mastologista e cirurgiã geral. 
O evento, que será realizado em parceria com o plano de saúde Assefaz, é destinado a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, terceirizados e terceirizadas. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Judicial
Segundo Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefe do Setor de Saúde, ações referentes ao Outubro Rosa, cuja temática é a prevenção ao câncer de mama, integram as atividades anuais de saúde realizadas no Tribunal e, nesta edição, também será lançada uma campanha de solidariedade às casas de apoio da Fundação Antonio Jorge Dino, entidade filantrópica e de utilidade pública que mantém o Hospital Aldenora Bello, que é referência em tratamento de câncer no Maranhão. A campanha vai arrecadar de material de higiene pessoal para doação a pacientes carentes adultos e infantis, provenientes do interior do estado, em tratamento no hospital. 
As casas de apoio também recebem doações de alimentos em geral, materiais de limpeza, roupas e artigos pessoais, materiais pedagógicos, material hospitalar, descartáveis e utensílios. Saiba mais sobre as casas de apoio e como ajudar.  
Jéssica Mendes Costa de Freitas Santos
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Saúde da Família também pela UFMA. Cirurgiã geral com residência médica no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. Mastologia com residência médica no Hospital do Câncer Aldenora Bello. Mestranda em Saúde Coletiva na UFMA. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Outubro Rosa - é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento começou em 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Hoje, o movimento é realizado em vários lugares do mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. 
Em 2012, o TRT-MA instituiu o Programa Saúde da Mulher, com a proposta de incentivar magistradas e servidoras a realizarem anualmente seus exames de prevenção de câncer de mama e colo uterino. O Programa foi instituído por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 156/2012, retificada pela Portaria GP nº 266/2016
Mais informações sobre a palestra no Setor de Saúde, pelo telefone (98) 2109 9382.

*Notícia editada em 25.10.2021.

173 visualizações