Ouvidor do TRT-MA participa de congressos de ouvidores e ombudsman
terça-feira, 27 de Julho de 2010 - 9:10
Redator (a)
Valquíria Santana
O ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, participa, de 28 a 30 deste mês, em Belo Horizonte (MG), do 1º Congresso Internacional e do 13º Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, além do 6º Seminário Nacional Ouvidores e Ouvidorias. Os eventos têm como objetivo criar um ambiente favorável para troca de experiências acerca das melhores práticas da atividade de ouvidoria e ombudsman no mundo. Também visam estimular a criação desse instituto nos estados, municípios e nas empresas privadas brasileiras. A Ouvidoria Judiciária do TRT-MA foi criada em março de 2006.
Entre os conferencistas e palestrantes estão o presidente do Fórum Canadense de Ombudsman, Ian William Darling; o professor catedrático da Faculdade Nova de Lisboa e deputado da Assembléia da República de Portugal, Jorge Bacelar Gouveia; a assessora para Rede de Provedores Europeus da Provedoria de Justiça de Portugal, Catarina Sandra Coelho Sampaio Ventura; o diretor do Departamento de Direito Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Negro; o presidente do Conselho Deliberativo da ABO – Nacional e presidente do Instituto Brasil Legal, Edson Luiz Vismona; a subprocuradora Geral da República, Gilda Pereira Carvalho; e o professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de Bruxelas, Erick David.
Durante os eventos haverá também 10 oficinas temáticas. Os eventos serão realizados no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. A abertura será na quarta-feira (28), às 20h, com a conferência do 1º Ouvidor Público do Brasil, Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa é uma promoção da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO Seção Minas Gerais, em parceria com a ABO Nacional, Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público (CNOMP) e o International Ombudsman Institute.
Mais informações no http://www.abominas.org.br/hotsite/