Ouvidoria Itinerante: Associação Comercial de Imperatriz propõe parceria para atividades educativas

quarta-feira, 17 de Outubro de 2012 - 13:57
Redator (a)
Valquíria Santana
Empresários participam de audiência com ouvidor do TRT-MA
Des. Gerson de Oliveira e representantes da Associação Comercial de Imperatriz

 

Uma parceria entre a Justiça do Trabalho e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACIIMA), para a realização de atividades educativas voltadas aos empresários e trabalhadores, foi proposta pela entidade, nesta quarta-feira (17), durante audiência com o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Gerson de Oliveira. O ouvidor esteve em itinerância na Região Tocantina, desde segunda-feira (15). Os representantes da associação querem realizar, em conjunto com as instituições que atuam na área trabalhista, encontros, palestras e outros eventos que orientem empregadores e empregados sobre seus direitos e obrigações.  

“Com essas atividades queremos melhorar a relação de trabalho entre empresários e trabalhadores, que muitas vezes desconhecem suas obrigações”, enfatizou o presidente da associação, Euclides Antonio Viêra. Ele afirmou que as demandas relativas a questões trabalhistas têm aumentado muito em  Imperatriz, devido ao crescimento da indústria e da construção civil na região. “Hoje temos entre 20 a 25 grandes e médias  indústrias instaladas ou em fase de instalação na Região Tocantina e precisamos estreitar o relacionamento entre empresas, empregados e instituições que atuam na área trabalhista”, acrescentou o diretor de Assuntos da Construção Civil da ACIIMA, João Franco.

Com o crescimento econômico da região, aumentou também a demanda na Justiça do Trabalho. Atualmente tramitam nas duas varas de Imperatriz 12.827 processos, segundo dados da ata de Correição realizada em agosto deste ano. Só em 2012, as varas já receberam mais de três mil novos processos e o maior volume de ações refere-se  à área do comércio, indústria,  setor de transportes e serviços domésticos.

Atividades educativas - o desembargador Gerson de Oliveira explicou que a Justiça do Trabalho do Maranhão já vem desenvolvendo atividades educativas, quando é convidada pelas entidades para proferir palestras sobre temas relativos ao Direito do Trabalho e ressaltou que o tribunal e as varas trabalhistas da capital e interior do estado têm essa preocupação em esclarecer a classe patronal e os trabalhadores sobre a atuação da Justiça do Trabalho.  O ouvidor disse que levará a proposta da Associação Comercial à Presidência do TRT. 

Euclides Antonio Viêra elogiou a iniciativa do tribunal com a ouvidoria itinerante e destacou que a vinda do ouvidor até a Região Tocantina, além de aproximar mais a Justiça do Trabalho do cidadão e também da classe empresarial, contribui para o relacionamento entre empresários e trabalhadores. “É que em audiência com o desembargador pudemos tirar dúvidas e, assim, levarmos à categoria esses esclarecimentos”, garantiu. 

O diretor jurídico da associação, Edmar Nabarro, disse que a entidade quer também a contribuição dos magistrados do trabalho para o projeto coluna jurídica que a associação manterá em se informativo institucional e em jornal de grande circulação na região, com entrevistas e artigos jurídicos de profissionais que atuam nos diversos ramos do Direito, principalmente do Trabalho.       

Participaram da audiência com o ouvidor também o diretor de Assuntos Sociais e Comunitários da ACIIMA, Alair Miranda, e o empresário do ramo da indústria,   Mauro Rangel Melo. Nesta quarta-feira (17) também, o ouvidor recebeu mais de 10 reclamantes que buscaram a ouvidoria para manifestação sobre o andamento de processos nas varas de Imperatriz. As atividades itinerantes na Região Tocantina foram encerradas no final do manhã.    


 

5 visualizações