Palestra destaca importância da nutrição em favor da saúde do coração

quinta-feira, 29 de Agosto de 2019 - 17:01
Participantes receberam informações sobre riscos da falta de uma alimentação saudável
Nutricionista Nicolle Dionízio Oliveira da Silva alertou para vantagens de buscar alimentos naturais

Com a saúde do coração em pauta desde o início deste mês no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, a manhã desta quinta-feira (29) foi reservada para o debate sobre a alimentação nutritiva, com vistas a combater os maus hábitos alimentares que podem aumentar os riscos das doenças do coração. A nutricionista Nicolle Dionízio Oliveira da Silva tomou à frente da apresentação e explanou sobre a importância de uma dieta balanceada para uma vida mais saudável.
Nicolle apresentou aos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, que estiveram no auditório da Escola Judicial (EJUD16), alternativas para que estes consigam encontrar, em meio a rotina estressante dos dias atuais, a melhor forma de se alimentar para uma vida com longevidade e mais saúde. "Os alimentos industrializados e ultraprocessados estão entre os vilões para uma alimentação saudável e desencadeiam fatores de riscos para a nossa saúde. O consumo deste tipo de alimentação está associado às doenças cardiovasculares, obesidade, e também da mortalidade precoce. O ideal é que ingiramos produtos in natura, como as frutas, legumes e vegetais, para que possamos aproveitar melhor as vitaminas e nutrientes", explicou.
A nutricionista também falou que, muito embora a alimentação balanceada seja primordial para uma vida saudável, é necessário que os hábitos ruins sejam deixados de lado. "Os alimentos com muito sal, gordurosos e excesso de doce agradam bastante o paladar, por outro lado abrem portas para o sobrepeso, e de outros males como câncer, diabetes e doenças do coração. Além do mais, ainda temos que ter o compromisso de monitorar a saúde com assiduidade, especialmente as pessoas que já tem casos familiares de alguma dessas complicações, daí associar a alimentação equilibrada com a atividade física e também não esquecer de beber água", esclareceu. 
De acordo com as explicações da especialista, foram surgindo as dúvidas e as perguntas surgindo. O servidor Euvaldo Rego aproveitou do bate-papo  e tirou algumas dúvidas, entre elas sobre os suplementos polivitamínicos prescritos por profissionais  para suprir  a deficiência de alguma vitamina no organismo.  Quando Euvado questionou sobre a vitamina C, logo Nicolle deu seu parecer. "Nada melhor que consumir os alimentos ricos em vitaminas C para fortalecer a imunidade em vez de remediar. A goiaba e a acerola, por exemplo, são riquíssimas nesta substância e só trazem benefícios, ainda tem a laranja, caju, limão, abacaxi e uma variedade enorme que, com certeza, têm mais benefícios", respondeu.
Outra que participou do momento de interação foi a servidora Nonata Texeira. Ela perguntou sobre um protocolo alimentar muito comentado atualmente. "Ouvimos muito a recomendação para fazermos seis refeições diárias, por outro lado, o jejum intermitente vem sendo apontado como grande aliado na perda de peso e com alguns benefícios. O que você pode nos falar à respeito?" questionou. Nicolle então explicou que este é um protocolo que deve ser prescrito por um profissional. "O jejum, a Low Carb e a cetogênica são planos que de acordo com cada caso, pode trazer benefícios como a perda de peso, por exemplo. Entretanto, são protocolos que dever ter total acompanhamento profissional e ser alternado em curto período de tempo, com o devido monitoramento". 
Para encerrar o evento, o médico cardiologista Ércio Murilo Sousa Cutrim, apresentou várias dicas de prevenção  para a redução dos casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, em decorrência da pressão alta.
A iniciativa da Palestra partiu da Seção de Saúde do Tribunal, que contou com o apoio da prestadora de saúde ASSEFAZ que também cedeu material com dicas para descobrir se algo não vai bem com o coração, além de livretos com receitas para pacientes diabéticos e com hipertensão. O evento também engloba a Campanha voltada para a saúde do Coração que será encerrada nesta sexta-feira (30), tal qual os colaboradores desta justiça especializada podem procurar a Seção de Saúde, no andar L do prédio-sede, para triagem e acompanhamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), bem como da promoção da saúde do coração.

Redação: Kellyne Lobato

Jornalista Responsável: Edvânia Kátia

73 visualizações