Participação da Justiça do Trabalho em Dia Solidário é elogiada
segunda-feira, 8 de Outubro de 2007 - 15:59
Pedreiras - Nesse último domingo, a Vara do Trabalho de Pedreiras participou do I Ação Solidária, um grande evento de cidadania realizado pela paróquia Santo Antônio de Pádua, que fica localizada no município de Trizidela do Vale, cidade vizinha de Pedreiras, separada apenas pelo rio Mearim.
O evento, aberto ao público, reuniu autoridades e centenas de participantes dos dois municípios, num grande mutirão de serviços prestados pela equipe de organização da igreja católica. A abertura aconteceu às 7h, com a celebração de uma missa, onde estiveram presentes o diretor da VT Pedreiras, Adão Alves dos Santos, a servidora Mônica Sousa e o estagiário Jefferson Greiki Oliveira.
Depois da abertura solene, o público participante recebeu senhas para serem atendidos nos postos montados na paróquia, onde foram oferecidos vários serviços gratuitos, nas áreas de saúde, educação, administração de micro empresas, direito, cultura, esporte, lazer e estética. “Devemos ter atingido mil atendimentos individuais”, calculou Sônia Ibiapina, coordenadora do evento.
O atendimento jurídico incluiu três postos, dois com advogados da região e um com a Vara Trabalhista. Este último contou com a participação de três servidores da VT Pedreiras – o diretor Adão Alves, o oficial de Justiça Diogo Filho e a técnica Judiciária Mônica Sousa, além dos estagiários Jefferson Greiki e Líbia Ribeiro Luz. Por problemas técnicos do evento, a palestra sobre a JT prevista para a ocasião não aconteceu, ficando a Vara trabalhista com o atendimento apenas individual.
As principais dúvidas dos participantes no assunto envolveram os temas: salário-mínimo hora, descanso semanal remunerado, férias, FGTS, meia jornada de trabalho, trabalho rural, demissão com e sem justa causa, habitualidade e aposentadoria. Os empregadores questionaram também sobre os casos de empregados que levam “ajudantes” ao local de trabalho para desempenhar serviços de sua responsabilidade, situação comum no trabalho doméstico do interior do nordeste e que pode trazer ônus ao empregador.
O prefeito de Trizidela do Vale, Jânio Freitas, declarou que a participação da JT neste tipo de evento foi de fundamental importância para a educação, sobretudo, dos jovens, que ainda estão começando a integrar a força de trabalho do país. “A Vara do Trabalho de Pedreiras está de parabéns, por contribuir na construção do futuro desses rapazes e moças da nossa comunidade”, enfatizou.
O secretário de Agricultura de Pedreiras, que representou o prefeito do município, Lenoilson Passos, no evento, destacou a importância da presença física dos servidores junto ao I Ação Solidária. “O cidadão se sente valorizado, sabendo que o poder judiciário está de plantão, para atender aos seus interesses”, ressaltou. De acordo com o desembargador Gerson de Oliveira, a participação da JT em iniciativas desta natureza está prevista no plano estratégico do TRT para o biênio 2007-2009, dentro do Programa Mais Cidadania.
Representantes do Conselho Tulelar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sebrae também compareceram ao evento para prestar esclarecimentos à população. Para os interessados, também foi possível fazer, no local, recadastramento de CPF. Os postos incluíram ainda atendimento em psicologia, terapia ocupacional, oftalmologia, clínica geral, fisioterapia, pediatria, ortopedia, farmácia – com entrega gratuita de medicamentos, ginecologia e odontologia.
Para atrair um público diversificado, também foram oferecidas oficinas de arte, e salão de beleza. O evento foi encerrado com missa no início da noite. Segundo os organizadores, o resultado foi satisfatório e o objetivo é incluir o Ação Solidária no calendário anual das atividades da paróquia.
(Por Mônica Sousa)