Pesquisa mostra que 88,35% dos usuários estão satisfeitos com a Justiça do Trabalho no Maranhão

sexta-feira, 23 de Agosto de 2013 - 17:32
Redator (a)
Suely Cavalcante

Uma pesquisa de satisfação, realizada com usuários externos (trabalhadores, empregadores e advogados) da Justiça do Trabalho no Maranhão revelou que eles estão satisfeitos com serviços e infraestrutura apresentados por este segmento do Poder Judiciário no estado. O nível de satisfação ficou em 88,35%. A pesquisa foi realizada pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, nas sete Varas do Trabalho de São Luís, em 14 das 16 varas trabalhistas no interior do estado e na Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual do TRT.

Os usuários responderam a 35 questões relacionadas à infraestrutura, atendimento ao público, audiência, decisão e comunicação. Atendimento ao público, audiência e decisão foram os itens mais bem avaliados e os usuários manifestaram satisfação de 91,55%.

Em média, os pesquisados tinham 39 anos de idade; 74% eram homens e 26%, mulheres. A maioria era constituída de advogados, que correspondia a 52%; 16% eram empregados; 9% eram empregadores e outros (23%).

Para avaliar o quesito infraestrutura, os usuários responderam a nove perguntas relacionadas à localização do prédio, estacionamento, placas indicativas internas e externas, informando localização, condições de acesso, limpeza, entre outros.

O tópico atendimento ao público foi avaliado por oito questões. Os usuários analisaram duração do atendimento, cordialidade dos servidores, preparo técnico dos servidores, exatidão das informações prestadas, organização da ordem de atendimentos, comodidade no local de espera, tempo de espera para ser atendido e temperatura do local de espera.

Para avaliar o item audiência, foram formuladas seis perguntas sobre tempo de espera antes da audiência, comodidade da sala de audiências, clareza das questões expostas pelo juiz, clima propício para expor seu ponto de vista, cordialidade do juiz e disponibilidade do juiz para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de audiência.

No tópico decisão, as questões foram sobre clareza da decisão judicial, esclarecimento de dúvidas relativas à decisão proferida e tempo gasto para a decisão. No item comunicação, foi feita avaliação de informações prestadas pelo site do TRT-MA.

Avaliação das unidades pesquisadas - no geral, 10 VTs tiveram avaliação acima de 90%; oito alcançaram índices superiores a 80% (entre 88% e 81%) e apenas três ficaram com índices entre 76% e 74%. O nível de satisfação com a Coordenadoria de Distribuição e Cadastramento Processual foi de 89,28%.

VT de Estreito – de acordo com a pesquisa, a Vara do Trabalho de Estreito foi a mais bem avaliada pelos usuários. O índice de satisfação dos usuários com a VT foi de 97,74%. Além de elogiar o atendimento, os usuários disseram que a VT e a equipe devem servir de exemplo para o tribunal, bem como sugeriram a continuidade da mesma estrutura e seja mantido o mesmo nível. A Vara Trabalhista de Barreirinhas foi a segunda melhor avaliada com 97,07%, seguida da VT de Timon, com 96,84%.
 
Sugestões – os usuários fizeram algumas sugestões para melhorar o atendimento em cada unidade pesquisada. Entre as sugestões, aumento do quadro de servidores, maior celeridade na tramitação processual, abertura de concurso público para o quadro de servidores, aumento do quadro de juízes, ampliação do número de varas trabalhistas, melhoria da sinalização interna e externa, bem como das informações disponibilizadas no site. As sugestões foram encaminhadas às respectivas unidades para as providências necessárias.

Planejamento estratégico – a pesquisa está alinhada ao planejamento estratégico do TRT-MA, aos temas Política Institucional e Eficiência Operacional, e aos objetivos estratégicos Prestar serviços com foco na excelência, Aprimorar a comunicação com o público externo e Fortalecer a imagem institucional.

4 visualizações