Pesquisa mostra satisfação de usuário com processo eletrônico na Justiça do Trabalho do Maranhão

quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 - 10:49
Redator (a)
Gisélia Castro

Usuários consideram que o processo eletrônico melhorou a celeridade e a efetividade das atividades e dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Esse é o entendimento de mais de 72% dos usuários que responderam pesquisa que mostra o nível de satisfação com o sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe).
Também ficou mais fácil consultar processos trabalhistas com o PJe, segundo 82,8% dos usuários. E o tempo de espera para a primeira audiência foi reduzido, de acordo com 56,3% dos participantes da pesquisa.
O resultado da sondagem apontou, ainda, que 55% dos participantes atribuíram valor positivo de satisfação com a atual versão do PJe. Desse total, 44,8% estão satisfeitos e 10,3% estão muito satisfeitos. O grau de insatisfação ficou em 32,2% e muito insatisfeito em 12,6%. Nesse quesito, o nível de satisfação é mais expressivo para servidores e magistrados que para advogados. A maior dificuldade do sistema eletrônico foi apontada pelos advogados que selecionaram a opção “erros inesperados” no sistema. Esse tipo de resposta pode estar relacionada à configuração antiga que, recentemente, foi melhorada pelo novo navegador já disponibilizado para download pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
A pesquisa apontou a necessidade de "facilidade de uso" no sistema PJe (51,7%) e de integração com sistemas de bancos, correios, etc, indicativos de aperfeiçoamento do sistema (32,2%). As últimas atualizações no PJe são foram percebidas por 60,9% dos participantes da pesquisa de satisfação.
A pesquisa de satisfação com o PJe foi realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), por meio de formulário eletrônico no site do TRT-MA, durante o último mês de julho. Ao todo, foram 87 votantes, dentre os quais magistrados (6,9%), servidores (47,1%) e advogados (37,9%). Os dados estão sendo analisados e serão utilizados pelo Comitê Gestor Regional do PJe no TRT-MA para aprimorar o sistema de processo eletrônico. 
Histórico do PJe – O sistema do processo eletrônico foi inaugurado no TRT-MA com a distribuição do primeiro processo no dia 10/12/2012. Até o último dia 30 de agosto já foram protocolados 136.345 processos nas 23 Varas do Trabalho e 13.713 no TRT-MA. Desde a implantação da versão 1.4.5.01, a primeira instalada no TRT da 16ª Região, já se passaram 29 atualizações de versão disponibilizadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Atualmente o PJe está na versão 1.12.1.4 e possui, além de diversas melhorias em relação às versões anteriores, uma série de sistemas satélites que se integram ao PJe para auxiliar nas atividades inerentes ao processo eletrônico como, por exemplo, a consulta processual por login e senha, o GIGS (Gestão Interna de Gabinete e Secretaria), o PJe-Calc - Sistema de Cálculo Trabalhista, o SICOND (Sistema de Consulta a Dados Operacionais), entre outros.


Com informações da Seção de Apoio ao PJe do TRT-MA
 

89 visualizações