Pilates abre inscrições para novas turmas no segundo semestre

quarta-feira, 16 de Julho de 2014 - 16:38
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Na próxima semana (dias 21 e 22), estarão abertas as inscrições para os interessados em participar das novas turmas de Pilates do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), a serem oferecidas no segundo semestre de 2014. A atividade é disponibilizada a magistrados e servidores, a fim de incentivá-los à prática de atividades físicas. 

As inscrições serão realizadas em link específico a ser disponibilizado em banner eletrônico na página inicial do site do Tribunal. Na segunda-feira (21), poderão se inscrever novos alunos, ou seja, quem ainda não teve a oportunidade de participar da atividade por falta de vagas no primeiro semestre. Na terça-feira (22), as inscrições estarão disponíveis para quem já pratica a atividade no Tribunal, desde que sobrem vagas não preenchidas pelos novos alunos no dia 21. Quando todas as vagas forem preenchidas, os interessados em ingressar futuramente em alguma turma serão direcionados, automaticamente pelo sistema de inscrições, para uma lista de espera, de acordo com a turma pretendida pelo magistrado ou servidor.

Para o segundo semestre, o Espaço Pilates oferece 18 turmas com, no máximo, cinco alunos cada uma. Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 14h30 às 19h30. As aulas, com duração de 50 minutos, são distribuídas em três horários no turno matutino e em seis horários no turno vespertino, duas vezes por semana para cada turma. O início das aulas acontecerá no dia 4/8/14 para as turmas de segundas e quartas-feiras, e no dia 5/8/2014 para as turmas de terças e quintas-feiras. As aulas se estenderão até dezembro. A sala de Pilates funciona na sobreloja, no prédio-sede do TRT, na Areinha, ao lado da Seção de Saúde. 

A prática do Pilates no TRT-MA é desenvolvida pela prestadora Consultoria, Comércio, Reabilitação e Treinamento Ocupacional (CRTO), sob a supervisão da Seção de Saúde. Comprovadamente, é uma atividade de múltiplas vantagens, pois, dentre outras, melhora a qualidade de vida do trabalhador, aumentando sua autoestima; diminui a fadiga muscular e corrige a postura; melhora a disposição do trabalhador para iniciar ou retornar ao trabalho e sua condição física geral; reduz os níveis de estresse, aproxima as pessoas e, de modo geral, acaba influenciando no bom andamento das atividades do Tribunal. 

Palestra - No dia 25 de julho (sexta-feira), às 10h30, no Auditório Maria da Graça Jorge (Escola Judicial, 1º andar do prédio-sede do Tribunal), a instrutora Tatiana Luzia Santos Barbosa ministrará a palestra “Benefícios do Pilates e sua Aplicação no TRT-MA”. A palestrante e instrutora de Pilates no TRT-MA, é fisioterapeuta, especialista em Saúde da Família e Pilates, e mestranda em Educação do Ensino Superior. Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa de avaliação/satisfação realizada pela Seção de Saúde quanto ao desempenho da atividade durante o primeiro semestre. Para aferir esses resultados, os alunos foram avaliados na primeira aula e reavaliados ao completarem 24 aulas. As respostas em ambas as avaliações foram comparadas para identificar a evolução de cada aluno. Na reavaliação, os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar críticas e sugestões para a melhoria da atividade. A Seção de Saúde, na palestra do dia 25, também fará as considerações a respeito do encaminhamento dessas sugestões.

Como funciona o Pilates no TRT

Segundo a Portaria do Gabinete da Presidência nº 113/2014, que regulamenta o funcionamento do Espaço Pilates, são atendidos noventa alunos a cada intervalo de seis  meses. Os participantes da turma anterior somente terão suas inscrições novamente deferidas se houver vagas não preenchidas na turma subsequente. 

Além disso, os servidores deverão praticar a atividade de Pilates em horário divergente do cumprimento de sua jornada normal de trabalho, ou seja, não será admitida, em nenhuma hipótese, a intercalação do período da aula na aludida jornada.

O aluno que não comparecer a três sessões consecutivas ou cinco alternadas, sem justificativa legal, estará automaticamente excluído da turma, sendo a vaga preenchida por servidor da “lista de espera”, caso existente.

Somente em casos de faltas legais (férias, licenças e viagens a serviço), devidamente comunicadas à Seção de Saúde, o servidor poderá obter mais de três faltas consecutivas ou cinco alternadas sem que se efetive a exclusão. 

Para mais informações, o Pilates atende no ramal 9530 e no e-mail pilates@trt16.jus.br. Por esses meios, também poderão ser enviadas sugestões que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços, e magistrados e servidores podem enviar o comprovante de suas férias e licenças para justificar as eventuais faltas que possam ter. 

Pilates - Método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates. Mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo. Saiba mais aqui.

 

 

 

11 visualizações