PJe: Campanha “Fique Digital” incentiva advogados

quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2013 - 10:00
Advogado Marco Antônio Alves satisfeito com o novo sistema.

Teve início, na segunda-feira (18) e se estende até sexta-feira (22), a campanha “Fique Digital”, promovida pela OAB/MA, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). A campanha tem o objetivo de incentivar a emissão da certificação digital para operar no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). A certificação pode ser emitida em uma das salas do 1º andar do Foro Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas da Capital).

O PJe foi implantado na última sexta-feira (15), nas 2ª, 3ª e 7ª Varas do Trabalho de São Luís.  No dia 28 deste mês, o PJe chegará às 1ª, 4ª, 5ª e 6ª VTs da capital, concluindo o cronograma de instalação nas Varas do Trabalho de São Luís. Para ter acesso ao sistema, os advogados precisam do certificado digital como ferramenta que exerça a função da assinatura pessoal em ambientes virtuais.

Essa certificação digital partiu do CNJ e segue uma tendência mundial em segurança da informação, identifica com precisão pessoas físicas e jurídicas, garantindo confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidades nas mensagens e transações realizadas na internet.

Após emissão de certificação digital, advogados ajuízam reclamações trabalhistas no PJe

Na manhã da segunda-feira (18), o advogado Antônio Marcos Alves Matos recebeu seu certificado digital e já entrou com reclamação trabalhista no sistema PJe-JT. Ele foi o segundo advogado a protocolizar um processo eletrônico nas VTs de São Luís. A primeira reclamação foi ajuizada no dia da implantação do sistema, pela advogada Darci Costa Frazão.

O advogado falou sobre a experiência de utilizar o sistema. “Fiquei muito feliz. Graças a Deus já tenho a minha certificação digital. O sistema é belíssimo, muito rápido e muito válido, principalmente para nós advogados. É uma secretária que você não vai pagar. Você vai à Justiça do Trabalho só para as audiências, pois você pode fazer tudo de sua casa, do escritório. Hoje mesmo, já protocolei da minha casa mais uma reclamação trabalhista”, disse Antônio Marcos.

Até as 8h da manhã desta quinta-feira (21), já foram protocolizadas 52  reclamações trabalhistas eletrônicas nas três varas da capital, sendo 15 processos distribuídos para a 2ª vara; 16 distribuídos para a terceira e 21 para a sétima.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha (DRT-MA 206)

 

5 visualizações