Planejamento Estratégico do TRT-MA passa por revisão para o quinquênio 2015-2020
Começou segunda-feira (28/04) o prazo para magistrados, servidores e o público em geral encaminharem sugestões para a revisão do Planejamento Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), visando ao cumprimento da missão institucional do órgão, que é realizar justiça no âmbito trabalhista.
Ao elaborar seu planejamento estratégico, o Tribunal elege objetivos a serem buscados sob a ótica de atributos de valor e tendo em vista sua visão de futuro, que representa aonde a instituição deseja chegar nos próximos anos.
Durante a revisão em andamento para o quinquênio 2015-2020, esses elementos serão postos em discussão pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, mantendo à disposição dos públicos interno e externo do TRT-MA um canal de comunicação exclusivo para a temática do planejamento estratégico, aberto a propostas de iniciativas a serem desenvolvidas a partir do ano que vem.
Os interessados em participar com sugestões que contribuam para a melhoria da prestação jurisdicional, incremento da infraestrutura física e/ou organizacional, aperfeiçoamento das rotinas de trabalho ou qualquer outra área de atuação do Tribunal, podem enviar suas manifestações para o email novosrumos@trt16.jus.br até o dia 31 de julho de 2014.
“É muito importante contar com a participação de todos, neste momento em que o Tribunal tem a oportunidade de rever todas as suas áreas, visando unicamente a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços que presta à sociedade. Então, esperamos contar com a colaboração de magistrados, servidores e da comunidade maranhense nesta revisão do planejamento estratégico para o próximo quinquênio, apontando os novos rumos que a Justiça do Trabalho pode seguir”, afirmou Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa.
Alinhamento estratégico
No VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Belém/PA, em 2013, foram definidos os macrodesafios do Poder Judiciário para o horizonte de tempo 2015-2020. O trabalho de revisão do mapa estratégico buscará alinhar as diretrizes do TRT da 16ª Região com as nacionais, sem, contudo, esquecer particularidades regionais.
Os macrodesafios do Poder Judiciário abrangem:
1 – Efetividade na prestação jurisdicional;
2 – Garantia dos direitos de cidadania;
3 – Combate à corrupção e à improbidade administrativa;
4 – Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional;
5 – Adoção de soluções alternativas de conflito;
6 – Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes;
7 – Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas;
8 – Melhoria da gestão de pessoas;
9 – Aperfeiçoamento da gestão de custos;
10 – Instituição da governança judiciária;
11 – Melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).
Para conhecer mais sobre o processo de revisão do Planejamento Nacional, clique aqui.