Planejamento estratégico: Modernidade é valor institucional do TRT-MA
segunda-feira, 25 de Outubro de 2010 - 12:01
Um tribunal moderno. É assim que o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão pretende ser visto pela sociedade. Por isso, entre os doze valores institucionais mapeados no planejamento estratégico, o valor modernidade foi incluído com a finalidade de promover a atualização constante das tecnologias de informação e comunicação. Em outras palavras, significa dizer que toda a instituição deve estar comprometida com a atualização dos sistemas que, em última análise, vão oferecer ao cidadão o resultado final do processo trabalhista. Também implica envolver magistrados e servidores para que adotem posturas condizentes com as novas exigências da sociedade da informação e comunicação.
Na linha de ponta, o valor modernidade poderá ser identificado em projetos relacionados à área da informação e comunicação. É o caso, por exemplo, do projeto Gestão de Documentos, Processo Eletrônico e Comunicação e Justiça. Também pode ser identificado nos projetos relacionados ao tema Gestão de Pessoas, vez que será necessário preparar os magistrados e servidores para que adotem uma postura alinhada ao valor modernidade. E ainda na temática Infraestrutura e Tecnologia, por meio dos projetos Governança de TI (Tecnologia da Informação), Plano Diretor de Desenvolvimento de TI e Projeto Estruturar. O tema Infraestrutura e Tecnologia tem como finalidade promover a integração e a permanente atualização dos sistemas de informação.
Uma das prioridades para a modernização da Justiça Trabalhista no Maranhão (JT-MA) é a implementação do processo virtual ou eletrônico, criando um sistema adequado para que os novos processos possam ser alimentados eletronicamente, desde o ajuizamento inicial até o seu trâmite final. O processo virtual está alinhado ao tema eficiência operacional, que tem como objetivo racionalizar, padronizar e aprimorar os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos.
O projeto Governança de TI objetiva criar um processo capaz de ajustar e manter ajustados, continuamente, a organização e os controles das atividades de TI aos objetivos da instituição, promovendo a integração da área de TI com as demais áreas da organização. Enquanto o Plano Diretor de Desenvolvimento de TI consiste da definição de diretrizes gerais e de objetivos e planos específicos para as macro-atividades a serem desenvolvidas em cada setor funcional da área de tecnologia da informação e comunicação, durante um prazo relativamente longo, de 3 a 5 anos.
Planejamento Estratégico do TRT-MA (2010-2014)
Valor Institucional:
Modernidade: Promover a atualização constante das tecnlogias de informação e comunicação
Temas relacionados:
- Eficiência Operacional
- Gestão de Pessoas
- Infraestrutura e Tecnologia
- Política Institucional
Objetivos relacionados:
- Racionalizar, padronizar e aprimorar os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos
- Promover ações que elevem o nível de comprometimento e motivação dos magistrados e servidores para viabilizar a execução da estratégia
- Garantir a infraestrutura física e material apropriada às atividades administrativas e judiciais
- Garantir a disponibilidade, o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais de TI
- Promover a integração e a permanente atualização dos sistemas de informação
- Aprimorar a comunicação com o público interno e externo
Projetos relacionados:
- Gestão de Documentos
- Processo Virtual
- Gestão por Competências
- Estruturar
- Governança de TI
- Plano Diretor de Desenvolvimento de TI
- Comunicação & Justiça
Por Edvânia Kátia e Suely Cavalcante