Plano estratégico da Tecnologia da Informação será apresentado nesta quarta-feira
terça-feira, 23 de Março de 2010 - 19:03
Redator (a)
Edvânia Kátia
A Diretoria de Informática apresenta nesta quarta-feira (24), às 15h, na Sala de Treinamento, o plano estratégico da Tecnologia da Informação 2010-2014, que será adotado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, como parte das ações do plano plurianual, que está sendo implementado pela Presidência do TRT.
O plano será apresentado ao Grupo de Líderes e Grupo de Líderes Ampliado, para, posteriormente, ser apreciado pelo Tribunal Pleno. A partir das diretrizes do planejamento estratégico sob a coordenação da Administração do TRT, a Diretoria de Informática alinhou os temas estratégicos a partir da visão de futuro que o TRT deseja alcançar na área de Tecnologia da Informação.
O planejamento estratégico do TRT do Maranhão elencou oito temas estratégicos: eficiência operacional, acesso à justiça e efetividade, responsabilidade social e ambiental, alinhamento e integração, política institucional, gestão de pessoas, infraestrutura e tecnologia, e orçamento. Para cada tema, foram traçados objetivos estratégicos que se desdobram em projetos. Na reunião, serão apresentadas as ações que os gestores de Tecnologia da Informação desenvolverão em cada um dos 20 projetos mapeados no planejamento estratégico da Justiça do Trabalho no Maranhão. Aos projetos estão relacionados indicadores de desempenho e metas que devem ser alcançadas pela Justiça do Trabalho do Maranhão até 2014.
GRUPO DE LÍDERES
O Grupo de líderes é formado pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva, pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, pela juíza auxiliar da Presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, pelo juiz Carlos Gustavo Brito Castro – Magistrado de 1º grau (indicado pela AMATRA XVI) e pelo desembargador James Magno Araújo Farias (magistrado de 2º grau, indicado pela AMATRA XVI), pela secretária geral da Presidência, Elizabeth do Carmo Salgado Leite de Menezes, e pelo diretor-geral, Júlio César Guimarães.
O Grupo de Líderes Ampliado é formado pela diretora de Pessoal, Gabriela Carvalho Gaspar de Barros Bello, pelo diretor de Informática, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, pela diretora de Orçamento e Finanças, Flávia Regina Rego Cordeiro, pela chefe do Serviço de Planejamento, Gisélia Castro Silva Nogueira, pela chefe do Serviço de Comunicação, Edvania Kátia, pela assessora jurídica da Presidência, Márcia Lúcia Lopes de Miranda, e mais dois servidores indicados pelo Sintrajufe representando, respectativamente, o 1º e 2º graus.
METAS NACIONAIS
A área da Tecnologia da Informação (TI) foi contemplada nas metas de nivelamento do Poder Judiciário para 2010. No total, são 10 metas, das quais três são específicas da TI. Elas foram apresentadas no 1º workshop promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 18 de março deste ano, com os gestores das metas de todos os tribunais.
Uma das metas é disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal, em especial a quantidade de julgamentos com e sem resolução de mérito e homologatórios de acordos, subdivididos por competência. Outra meta é ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na Capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior. A terceira meta é realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário, inclusive cartas precatórias e de ordem.