Portaria institui Plano Diretor de TIC para 2017
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, por meio da Portaria 131/2017, instituiu o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com validade até dezembro deste ano. O PDTIC é um instrumento de diagnóstico e gestão de todos os processos de TIC do TRT-MA, servindo, fundamentalmente, para o cumprimento do Planejamento Estratégico.
A elaboração do PDTIC atende a Resolução 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece essa necessidade para todos os órgãos do Poder Judiciário. O TRT-MA revisará o Plano semestralmente, de modo a contemplar eventuais mudanças de estrutura, de processos, ou novas necessidades nas diferentes unidades do TRT-MA.
Para a elaboração do PDTIC 2017, utilizou-se a metodologia proposta pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), que está disponível no Guia de PDTIC em http://www.sisp.gov.br/guiapdti/wiki/Apresentacao. Essa metodologia tem conteúdo e qualidade mínimos necessários para aprimorar a gestão da Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal.
Fases metodológicas - Esta metodologia compõe-se de três fases: preparação, diagnóstico e planejamento. A fase de preparação representa o início da elaboração do PDTIC. Nela, são definidos aspectos gerais, inclusive o plano de trabalho, sendo este o principal produto desta fase.
Em seguida, está a fase de diagnóstico. Aqui, o objetivo é identificar a situação atual da TI na organização para, assim, descobrir as necessidades (problemas ou oportunidades) que se espera resolver.
Na fase de planejamento, são definidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados. As tarefas dessa etapa são relacionadas à priorização da necessidade e planejamento de metas e ações.
Comitê Gestor de Tecnologia de Informação e Comunicações – O Comitê é formado por: James Magno Araújo Farias, presidente do TRT-MA; Bruno de Carvalho Motejunas, juiz auxiliar da Presidência; Gabrielle Amado Boumann, juíza da 7ª Vara do Trabalho de São Luís; Joselena do Carmo Soares Pereira, secretária-geral da Presidência; Adriana Albuquerque, diretora-geral do TRT-MA; Rômulo José Maia, coordenador da CTIC; Rafael Robinson de Sousa Neto, servidor da CTIC.