Posse dos novos dirigerentes do TRT-MA: apresentação cultural do Regional Tira-Teima faz parte da programação
Nesta quinta-feira (17/12), às 11h, logo após o culto ecumênico em ação de graças pela posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadores James Magno Araújo Farias e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, respectivamente, como presidente, e vice-presidente e corregedora, o Regional Tira-Teima realiza o sarau musical Especial de Natal. A atividade foi organizada pelo Centro de Memória e Cultura do Tribunal (Cemoc) como parte das ações culturais realizadas pela unidade. Segundo a chefe do Cemoc, Edvania Kátia, além das ações museológicas e de pesquisa, a unidade atua na linha de ações culturais, o que vem agregando valor à imagem corporativa do TRT.
Além dos clássicos de Noel Rosa, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e outros grandes nomes da música instrumental brasileira, o grupo também fará um passeio pelas músicas de Natal e apresentará músicas autorais que vão integrar o primeiro fonograma do grupo. O CD registra três faixas de Serra de Almeida: Dom Xiquim, Imbolada e Choro Nobre. O solista Paulo Trabulsi, mais antigo integrante do grupo, também deixa sua marca com as composições Meiguice e Gente do Choro. Léo Capiba participa com Zona do Agrião e Pra Ser Feliz. Outras quatro faixas de compositores variados integram a coletânea.
"Ficamos honrados em receber este convite do Centro de Memória do TRT e esperamos engrandecer, com a música instrumental, esse momento da história do Tribunal, instituição que vem se destacando pelo incentivo às ações culturais. Já participamos do projeto TRT Cantos e Encantos e percebemos o valor que o TRT vem dando à nossa cultura. Essas iniciativas da Justiça do Trabalho devem servir de exemplo para mais instituições, afinal, a preservação da nossa arte e da cultura devem ser uma responsabilidade de todos os organismos, independente de sua área de atuação", afirma Paulo Trabulsi.
Grupo de choro mais antigo em atividade em São Luís, o Tira-Teima foi fundado em 1973 e está a caminho dos seus 45 anos de atividade. Por sua trajetória, é o primeiro grupo musical do Maranhão a receber da Assembleia Legislativa a Comenda de Mérito Legislativo João do Vale, por proposição do deputado Bira do Pindaré. No momento, o Regional Tira-Teima é formado por Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Luiz Jr. (violão sete cordas), Zeca do Cavaco (cavaquinho centro), Zé Carlos (percussão) e Serra de Almeida (flauta).
Com informações do Cemoc.