Posto Móvel de Coleta de Resíduos do Projeto Ecocemar retoma atividades nas sedes do FAS e TRT-MA

sexta-feira, 14 de Março de 2014 - 12:31
Redator (a)
Wanda Cunha
Reunião

O Posto Móvel de Coleta de Resíduos do Projeto Ecocemar estará funcionando no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho da capital, na próxima segunda-feira (17)  e no dia 31 de março, das 8h às 12h e das 13 às 17h, retomando as atividades de 2014. A iniciativa é uma  parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), firmada em setembro de 2012 e que será renovada ainda este ano.

Nesta quinta-feira (13), a Comissão Ambiental do TRT, representada pelo juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro e o servidor Luiz Antônio Moraes Pires, bem como o secretário de Coordenação Administrativa, Raimundo da Conceição Costa Lindoso, reuniram-se com os representantes do Projeto Ecocemar, Luís Ricardo Oliveira da Costa (Suporte Operacional do Projeto Ecocemar da Empresa Terceirizada 3 E Engenharia, em São Luís) e Rogério Abreu Santos (Suporte Operacional do Projeto em Imperatriz), para definir as novas diretrizes da parceria.

O secretário de Coordenação Administrativa do Tribunal disse que dentre os objetivos da responsabilidade social da organização está o do desenvolvimento sustentável. “A sustentabilidade baseia-se em três aspectos: social, econômico e ambiental. Ou seja, para que a alcancemos, temos que buscar condições socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas. Temos, assim, que contribuir para que os projetos e ações institucionais sejam desenvolvidos dentro das melhores práticas de responsabilidade socioambiental em prol da sustentabilidade”, observou.

Raimundo Lindoso também falou da importância da iniciativa para o futuro da humanidade. “O termo de parceria a ser renovado pelo Tribunal e a  Cemar, para coleta e destinação adequada de resíduos recicláveis, por meio do projeto Ecocemar, tem o propósito de manter a conservação ambiental, na perspectiva de garantir que ações no presente não comprometam as futuras gerações, reafirmando o compromisso com a seleção e aquisição de materiais, o treinamento e a conscientização dos trabalhadores, até a destinação adequada dos resíduos e a sua gestão integrada”, concluiu o gestor.

Pelo convênio, magistrados, servidores, terceirizados, estagiários do TRT-MA e a comunidade em geral poderão doar seus resíduos e ganhar bônus na conta de energia elétrica. O posto móvel voltará a funcionar no Foro Astolfo Serra, e o propósito é que seja montado um posto fixo no FAS e mantido o móvel no prédio-sede do TRT, na Areinha. Conforme ficou acertado na reunião, o Tribunal vai repassar ao Ecocemar pilhas, baterias, celulares e óleo de fritura do restaurante.

Objetivo do projeto - O projeto consiste na troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica dos consumidores e posterior destinação do material à indústria de reciclagem. Além de organizar um programa de coleta seletiva de resíduos com valor de mercado, o projeto visa contribuir na preservação do meio ambiente e oferecer alternativas para o pagamento das respectivas faturas.  O projeto  proporciona descontos para consumidores residenciais e para entidades assistenciais já cadastradas no Ecocemar.

10 visualizações