Presidência Itinerante vai à Vara do Trabalho de Pinheiro
A equipe do projeto Presidência itinerante, liderada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, foi à Vara do Trabalho de Pinheiro, na Região da Baixada Maranhense, nesta semana, nos dias 16 e 17, para tratar da sede provisória da vara trabalhista durante o período em que a sede própria passará por reforma.
Nesta primeira edição de 2015 do projeto, a equipe executiva do projeto Presidência Itinerante foi constituída também pelo secretário-geral da Presidência, Antônio Manoel Costa Silva; diretor-geral, Júlio César Guimarães; o engenheiro Jacer de Abreu Ribeiro Neto (Seção de Engenharia); José de Ribamar Santos Batista (Diretoria-Geral); Danilo Augusto Alves Leite (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações) e Luís Lopes Teixeira (Seção de Transportes).
Na oportunidade, o desembargador Luiz Cosmo, acompanhado de integrantes da equipe executiva, visitou o galpão que está sendo adaptado para funcionar como sede provisória da VT de Pinheiro. O galpão localiza-se na Rua Almirante Tamandaré, s/nº, bairro Santa Luzia, distante um quilômetro da sede atual. As obras de adaptação foram iniciadas há duas semanas e a mudança para a sede provisória está prevista para logo depois do período da Semana Santa. O presidente aprovou o layout das novas instalações.
O vice-presidente e corregedor do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, que está em visita correicional na Vara do Trabalho de Pinheiro, também acompanhou o trabalho da equipe do Presidência Itinerante.
Para Luiz Cosmo, as visitas feitas pela equipe do Presidência Itinerante são sempre muito proveitosas, principalmente porque permitem acompanhar a realidade de cada vara trabalhista. Em Pinheiro, a equipe dirimiu dúvidas sobre a situação da VT, e teve acesso à informação mais segura. Além disso, “as soluções apresentam-se com mais rapidez”, observou.
Reforma – as obras de reforma na sede própria vão ser iniciadas após a mudança para a sede provisória. Segundo Antonio Manoel, a previsão é que o projeto de reforma seja desenvolvido entre 9 meses e um ano.
Presidência Itinerante – iniciativa do desembargador Luiz Cosmo, o projeto Presidência Itinerante foi iniciado em junho de 2014 com o propósito de aproximar mais a Presidência do Tribunal de magistrados e servidores de cada unidade visitada. Durante as visitas, são identificadas as necessidades de cada vara trabalhista ou unidade. Em alguns casos, as necessidades são atendidas imediatamente. Em outros, são estabelecidos prazos para o atendimento.
O projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT-MA nos temas “Infraestrutura e Tecnologia” e “Governança Judiciária”; e aos objetivos estratégicos “Garantir a infraestrutura apropriada às atividades do TRT”, e “Aprimorar a qualidade da gestão administrativa”. O projeto prevê visitas às sedes das Varas do Trabalho e unidades administrativas do Tribunal.