Presidenta do TRT-MA anuncia novo sistema para monitorar cumprimento de metas judiciais
A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, anunciou a implantação de uma ferramenta tecnológica para acompanhar em tempo real, inclusive por intermédio de dispositivos móveis, o desempenho das Varas Trabalhistas. A novidade foi compartilhada com os juízes de primeiro grau inscritos na 9ª Semana de Formação de Magistrados (9ª SFM), na última terça-feira (16/5), no Auditório da Escola Judicial do TRT-MA (EJUD16).
Segundo a desembargadora Solange de Castro Cordeiro, a intenção é dotar tanto a primeira quanto a segunda instâncias trabalhistas de aparatos e soluções que contribuam para melhorar as metas da Justiça do Trabalho no Maranhão. Desse modo, acredita que será possível definir e priorizar ações que impactam diretamente nas metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Ela disse ainda que a previsão é que a ferramenta esteja disponível até o final do mês de maio.
Denominada Microsoft Power BI, a ferramenta, que já está sendo implantada no TRT-MA, ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Gestão Estratégica e foi cedida pelo TRT da 18ª Região (TRT-GO). Os dados, que alimentam o sistema, são capturados do e-Gestão.
O protótipo foi apresentado aos magistrados pelo servidor Wilane Carlos da Silva Massarani, diretor de Estatísticas e Pesquisas da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT-GO. De acordo com o servidor, o sistema permite aos magistrados e diretores das VTs visualizarem o cumprimento de metas do CNJ/CSJT através de desenhos, gráficos, tabelas e resumos que mostram o desempenho por mês e parciais ao longo do ano.
Uma das funcionalidades do sistema permite o monitoramento dos processos pendentes, facilitando o controle de ações e tomada de decisão imediata para atingir a meta judicial. Explicou que a ferramenta é de fácil interação, não exigindo treinamento prévio e pode ser aperfeiçoada com base nas necessidades de gestão de produtividade das VTs.
Encontro - Durante o encontro com os magistrados, a desembargadora Solange de Castro Cordeiro também falou sobre a indicação do Projeto Núcleo de Apoio Virtual (NAV) do TRT-MA no Prêmio Innovare, edição 2018. Observou que a ferramenta vem servindo de modelo para outras instituições. A desembargadora solicitou aos magistrados que continuem a fazer uso da ferramenta criada para promover a solidariedade entre as Varas do Trabalho, buscar a celeridade, aumentar a produtividade e equalizar a força de trabalho. O NAV é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) durante a gestão da desembargadora Solange de Castro Cordeiro na Corregedoria da 16ª Região.