Presidenta do TRT-MA homenageia servidores que vão para a XVII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho
A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, ofereceu, custeado com recursos próprios, um café da manhã, no restaurante do prédio-sede do tribunal, a servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão que vão participar da 17ª edição da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), que acontece de 22 a 28 de setembro, em Blumenau (Santa Catarina), com realização da Associação Nacional de Servidores da Justiça do Trabalho (Anastra). O café da manhã foi, antes de mais nada, um momento de muita descontração, em que a presidenta Solange e os atletas aproveitaram para encorajar mais servidores a se juntarem ao time.
Além de desejar boa sorte aos competidores, a presidenta manifestou total apoio a essa e outras ações que priorizam o bem-estar de servidores e magistrados, dentro e fora do ambiente de trabalho. "Mantendo o foco na melhoria das condições de vida dos servidores e magistrados, e com a preocupação de influir positivamente, o TRT da 16ª Região, passou a participar, desde o ano de 2005, da ONJT realizada pela Anastra, com intuito de promover uma integração sociocultural e desportiva entre os servidores públicos federais e magistrados, vinculados aos órgãos integrantes da Justiça do Trabalho, pois o esporte é de grande importância para a saúde física e mental daqueles que o praticam", declarou entusiasmada a presidenta, que também parabenizou a Associação de Servidores da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Astra XVI) pelo esforço e dedicação. "Aproveito e parabenizo a Astra XVI que vem se dedicando a essa imprescindível ação de apoio e incentivo ao esporte junto ao nosso corpo funcional".
O servidor Marcos Pires Costa, secretário da Corregedoria, falou do amor que sente pelo esporte, e prestou homenagem à presidenta Solange, entregando-lhe, em nome da equipe, a camisa de número 10. "Eu amo o esporte, e poder integrá-lo ao meu trabalho é maravilhoso, porque praticar atividades físicas aumenta nossa qualidade de vida, diminui o estresse e aqui ainda temos a oportunidade de construir laços de amizades e interação entre os colegas. Não é fácil competir, pois os treinos são árduos. Mas ao mesmo tempo, essa rotina dos treinos alivia toda a tensão que acumulamos”, afirmou o atleta, que em seguida entregou à presidenta a camisa de craque da seleção, “por seu exímio comprometimento com o corpo funcional do TRT, e espírito de liderança”.
“Ser presenteada com a camisa 10 é uma grande honra que recebo", disse a presidenta emocionada, pelo significado especial que a camisa representa. A desembargadora Solange já foi atleta nas modalidades de vôlei e handebol, e confirmou participação na Olimpíada de 2019, na modalidade de pesca. Outros servidores, seguindo o exemplo da presidenta, também se comprometeram em participar da próxima edição da ONJT.
Outras manifestações: "O trabalho desenvolvido pela AstraXVI é muito bom, a gente não precisa necessariamente saber uma modalidade de esporte, às vezes só o apoio dos colegas é de extrema relevância. Sem contar que temos o incentivo de aprender, ou simplesmente desenvolver o que ainda não temos muita habilidade. Juntem-se a nós, somos também uma família que nasceu através do esporte, e estamos dispostos a crescer mais", convidou Jandilma Tereza Gomes Ferreira, servidora lotada no Gabinete da Presidência.
Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefa da Seção de Saúde, destacou o ganho da qualidade de vida e bem-estar, a partir da prática de atividades físicas, observando que, além de trabalhar para a sobrevivência, é preciso cuidar da saúde. "Precisamos dar um pouco do nosso tempo pra nós mesmos. Fazer atividades físicas e manter contato com os amigos nos faz muito bem. Passamos o ano inteiro trabalhando e tendo uma vida muito agitada, e por muito, esquecemos de nós mesmos. Aproveitar esse momento da Olimpíada da Justiça do Trabalho é um presente que estamos nos dando, pois além de ter ganhos na saúde, podemos desfrutar de momentos de lazer com os amigos, garantindo assim, melhor condições de bem-estar. Participem!", incentivou.
Edvaldo Pereira de Sousa, chefe da Seção de Almoxarifado e integrante da diretoria da Astra, deixou palavras de incentivo ao grupo. "Só de fazer parte da competição já somos verdadeiros campeões, e a nossa maior vitória é revigorar as forças em vez de envelhecer. Ou seja, estamos envelhecendo bem. Avante sempre, pois campeões já somos”, afirmou Edvaldo, que também é coordenador da equipe de futebol. Ele solicitou ainda que outras pessoas participem dos eventos promovidos pela Astra XVI, a fim de engrandecer a equipe em busca de mais conquistas, assim como obter mais qualidade de vida.
Por fim, o servidor Clemildo Sousa Pacheco, atleta associado à Astra XVI, agradeceu a iniciativa da atual gestão em promover melhores condições de trabalho e estimular a participação em eventos nobres, como é o exemplo da ONJT. "Gostaria de agradecer, em nome dos atletas que irão competir, a iniciativa da atual gestão em estimular a participação em eventos nobres, como é o exemplo da olimpíada realizada pela Anastra".
Equipe TRT-MA - integrada por 23 servidores, a equipe do TRT maranhense vai competir nas modalidades de futebol master, atletismo masculino e feminino, natação masculino, pesca, dominó e no vôlei de areia quarteto misto.
17ª ONJT - A Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho é organizada pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra), e tem o apoio das associações de cada Regional. O evento tem como objetivo promover a integração entre servidores e magistrados da Justiça do Trabalho por meio da prática de esportes, além de contribuir para preservar a saúde do servidor. A participação dos servidores do TRT-MA na competição é organizada pela ASTRA16, que tem como presidenta a servidora Sílvia Maria Pontes de Castro, secretária de Administração do tribunal.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.