Presidenta do TRT-MA recebe visita de poeta e servidor aposentado do TRT12
A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), no Gabinete da Presidência, visita de cortesia do poeta maranhense, João da Cruz Ramos Filho. João, que é servidor aposentado do TRT da 12ª Região, ficou conhecido no Brasil e no mundo por conta de um nobre projeto de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Natural de Paço do Lumiar (MA), o poeta é autor do livro "Água de Cacimba", lançado no ano de 1999. Por mais de 20 anos, J. C. Ramos, como é mais conhecido, difunde cultura e prevenção no Brasil e em outros países, tais quais, Cuba, Espanha, Portugal e no continente africano, o que o tornou referência no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Este ano, João, que além de poeta contribuiu por longos anos na Justiça do Trabalho no Sul do país, no TRT12, no Estado de Santa Catarina, também já mostrou um pouco do seu trabalho de prevenção e poesia, na UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids).
Em passeio por São Luís, J.C. Ramos resolveu fazer a visita de cortesia à presidenta Solange. Na oportunidade, ele a presenteou com um quadro emoldurado com uma de suas obras, a poesia "Conciliação", lançada na Semana de Conciliação do ano de 2017. Sentindo-se honrada, a presidenta agradeceu a gentileza e vai expor a obra em seu gabinete. Como retribuição, a desembargadora entregou ao poeta o livreto dos 100 dias de gestão.
João elogiou a cordialidade e receptividade da presidenta, que o recebeu carinhosamente fora da agenda. "Fiquei muito feliz em ter sido muito bem recebido. Nada melhor que voltar para a minha terra e ser recepcionado com uma acolhida maravilhosa, típica dos maranhenses, neste Tribunal", enfatizou.
Projeto - o poeta João da Cruz Ramos Filho ficou famoso ao criar o projeto “Camisinha Poética” - Humanizando o uso do preservativo. Há mais de 20 anos, ele distribui preservativos embalados em papel reciclado com suas poesias estampadas. Milhares de preservativos já foram distribuídos dentro e fora do Brasil. O projeto já contou com várias edições em mais de 125 poesias diferentes.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.