Presidenta do TRT-MA reúne-se com juízes na X Semana de Formação de Magistrados

sexta-feira, 28 de Setembro de 2018 - 11:29
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargadora presidenta do TRT-MA em reunião com os juízes de 1ª Instância.
A reunião fez parte da programação da X Semana de Formação de Magistrados.

Na manhã desta quarta-feira (26/9), a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), participou de reunião com os juízes de 1ª Instância da Justiça do Trabalho maranhense. O encontro fez parte da programação desenvolvida pela Escola Judicial (EJud16) durante a realização da X Semana de Formação de Magistrados (SFM), que acontece desde a última terça-feira (25) e se estendeu até a manhã desta sexta-feira (28).
Em sua fala, a presidenta, inicialmente, informou aos magistrados que irá pessoalmente visitar as Varas Trabalhistas do interior do Estado para fazer a entrega de veículos oficiais; que, durante a reunião mesmo, já iniciaria a substituição dos notebooks dos magistrados por novos equipamentos; e que precisava da colaboração de todos no sentido de que devolvam, além dos notebooks, também os smartphones que já foram substituídos, pois aqueles em bom estado de utilização serão reaproveitados pelos gestores da instituição que estão sem equipamento ou precisando de outros mais atualizados.
Entre outros pontos, a desembargadora também teceu comentários sobre o Power BI (Business Inteligence), uma ferramenta que transforma as fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, complementou algumas informações da presidenta acerca das vantagens técnicas da ferramenta e esclareceu que, “no caso do TRT16, usamos esta ferramenta para extrair e consolidar dados do Sistema e-Gestão, focando no cumprimento das metas de produtividade judiciária”.
“Precisamos garantir a eficiência da nossa jurisdição”, disse a desembargadora Solange ao apresentar dados relativos aos processos pendentes de baixa (arquivamento) e conclamando os magistrados a envidar todos os esforços necessários para que a atuação de cada um deles contribua para elevar os índices de produtividade jurisdicional na 16ª Região Trabalhista. “A Justiça é de todos nós! Temos que dar as mãos!”, destacou. Para corroborar suas informações de forma mais técnica, a presidenta contou com esclarecimentos feitos pela assessora administrativa da Presidência, Aline Cristina Sales Lobato, e pelo chefe do Setor de Apoio ao PJe, Djeison Rafael Neitzke. Aline Lobato listou as metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as metas regionais do TRT-MA, apontando os status de cumprimento de cada uma pelas VTs em 2018. A partir disso, ela esclareceu sobre as iniciativas que a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) vem adotando no sentido de prestar apoio junto às Varas, para o atingimento dessas metas. E Djeison Neitzke orientou sobre a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis no e-Gestão, no PJe e no Power BI, através das quais o Tribunal visa à otimização das tarefas de baixa processual, preferencialmente, em blocos de processos com parâmetros semelhantes e/ou comuns.  
Frente aos esclarecimentos dos servidores, a desembargadora ainda convidou os juízes a participarem da “boa disputa”, numa espécie de gincana, numa competição saudável entre as VTs da Capital e do interior, no sentido de incrementar ações para o atingimento das metas nacionais e regionais.
Outros esclarecimentos relativos à aplicação da Resolução nº 219 do CNJ e à atuação da atual gestão, com atenção especial às obras de reforma que vêm sendo realizadas, visando à melhor qualidade de vida e dos ambientes de trabalho para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, fizeram parte do rol de atividades desenvolvidas pela Administração do Tribunal que a presidenta elencou aos juízes, colocando-os a par de várias iniciativas de revitalização das instalações físicas, como por exemplo, do prédio-sede, do Fórum de Imperatriz e do Fórum da Capital. E informou outra inovação, que é o fato de que a CTIC já iniciou as providências para a aquisição de 60 kits para desenvolver as atividades de transmissão por videoconferência de reuniões e capacitações. Os kits são compostos de câmera, fone e caixa de som, e serão utilizados em conjunto com as ferramentas do GSuite do Google, recentemente disponibilizadas para os usuários das tecnologias de comunicação institucionais. Para tanto, o coordenador da CTIC disse que fará parte desse processo a finalização, prevista para o fim de outubro, do aumento dos links de internet das Varas do interior do Estado, a fim de que suportem todas essas novas tecnologias que têm sido disponibilizadas.
Ao longo de sua fala, a desembargadora Solange recebeu sugestões dos magistrados e, ao final, teceu elogios à colaboração de alguns juízes nas iniciativas da Administração. Ela finalizou sua participação na reunião com a entrega dos novos notebooks. Simbolicamente, entregou dois equipamentos: um ao juiz Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara de São Luís (juiz titular mais antigo presente ao evento), e outro à juíza substituta mais antiga, Márcia Suely Correa Moraes, atualmente lotada na 2ª VT de São Luís.
X Semana de Formação de Magistrados – As atividade da X SFM são voltadas para desembargadores do TRT e juízes da 1ª Instância Trabalhista no Maranhão, pois integra a programação de formação continuada de magistrados, conforme as Resoluções nº 1/2008 e nº 9/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).
 
 

10 visualizações