Presidenta Solange inaugura mega Datacenter no FAS, que garante mais segurança e agilidade na transmissão de dados
"Com a entrega deste ambiente, o TRT16 possui agora dois centros que hospedam os equipamentos corporativos responsáveis pelo PJe e pelos principais serviços e sistemas de Tecnologia da Informação disponibilizados aos jurisdicionados, magistrados e servidores deste Tribunal, ambos possuindo sistema de fornecimento de energia elétrica ininterrupta e redundante, climatização apropriada, sistema de detecção e controle de incêndio, monitoração do ambiente através do controle computadorizado de acesso de pessoas e infraestrutura de segurança física, por 24 horas todos os dias da semana. E, esta nova sala, em caso de sinistro no ambiente principal, garante a continuidade dos serviços essenciais da Justiça do Trabalho". Assim declarou o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), Claudio Henrique Carneiro Sampaio, na inauguração da nova estrutura tecnológica implantada no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, na manhã desta quarta-feira (18).
A cerimônia de inauguração aconteceu às 10h, no 4º andar do Fórum Astolfo Serra, mesmo andar em que está instalado o novo datacenter, reunindo magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que, juntos e em clima de confraternização, celebraram a mais recente conquista que permite maior segurança dos dados armazenados no sistema e com menor tempo de indisponibilidade, da mesma forma em que, provém, o aumento da produtividade desta corte trabalhista. Os presentes puderam entender sobre a nova plataforma que já está operando desde o último dia 27 de junho, e tiveram conhecimento de todo o processo realizado para a aquisição, sob explicação da presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro.
A presidenta que, desde o inicio da sua gestão, em 2018, adotou como prioridade a melhoria da qualidade de vida de todos os colaboradores que prestam serviços no Tribunal, tem se empenhado na execução de uma série de obras para alcançar esta meta, e, segundo ela, não poderia deixar de lado a segurança dos sistemas de armazenamentos dos dados, haja vista que a necessidade era evidente com a implantação do PJe e de outros sistemas correlatos que demandam maior confiança na preservação de informações. "Essa realização é resultado do trabalho de muitas mãos!
Trabalhamos com a CTIC para conseguir junto ao Conselho Superior de Justiça, a autorização e parte do orçamento necessário para compra da estrutura, já em operação, que é uma das mais modernas do Estado, fazendo o backup de dados por meio do espelhamento das informações do primeiro datacenter instalado no prédio-sede. E, em caso de qualquer problema será muito mais rápida a recuperação de dados e retorno das atividades", explicou.
Agradecimentos
A desembargadora presidenta, além de falar um pouco sobre a força-tarefa, manifestou gratidão a todos que depositaram confiança na atual gestão, e se empenharam, incansavelmente, para a execução do projeto. "Aos servidores da CTIC agradeço todo o esforço em nome de seu coordenador, Cláudio Sampaio; à equipe de Engenharia, que fez as devidas adaptações para que este andar (4º) recebesse a estrutura; à Diretoria-Geral, na pessoa do seu diretor, Celson de Jesus Moreira Costa; à Secretaria de Administração, na pessoa da gestora Tatiana de Morais Lacerda, bem como da ex-secretária de administração, Silvia Maria Pontes de Castro, que se dedicou diuturnamente para a realização desse projeto; à Seção de Aquisições Públicas pelo auxílio nas etapas da licitação, em nome da Gisele Fernandes Azevedo Cutrim.
O apoio da Diretoria do Fórum também foi motivo para agradecimentos especiais. "À diretora e juíza do trabalho Juacema Aguiar Costa; ao juiz titular da 7ª Vara Trabalhista de São Luís, Paulo Sérgio Mont'alverne Frota; aos servidores José Ribamar Santos Batista e Flor de Maria Pereira Lara, faço registro pelos importantes serviços que prestam à Justiça do Trabalho no Maranhão, e a todos os outros servidores que não mediram esforços nessa missão. Sem vocês essa conquista não seria possível!".
"Lembro ainda do indispensável trabalho dos estagiários e terceirizados envolvidos na contratação e instalação do datacenter, sem os quais esse projeto não poderia ser viabilizado", agradeceu a presidenta Solange.
Em meio ao clima de gratidão, tanto a presidenta quanto o coordenador da CTIC reservaram suas homenagens, in memorian, ao colaborador terceirizado Jocemilton Gama Barroso, que prestou todo auxilio na mediação de fiscalização da instalação do datacenter. O terceirizado teve morte precoce, aos 29 anos de idade, no último dia 26 de janeiro, em decorrência de um infarto fulminante. No entanto, Jocemilton deixou, em vida, resultados relevantes para área de TI deste Tribunal. O colaborador prestava serviços no Setor de Engenharia deste Regional.
Cláudio Sampaio também agradeceu à presidenta Solange pelo apoio irrestrito na consecução do projeto. "Destaco o esforço realizado por esta administração em buscar recursos junto ao CSJT, em 2018 e em 2019, de forma a garantir a aquisição de soluções em equipamentos e softwares que permitiram deixar a área de TI em uma situação confortável para os próximos 5 anos. Esta conquista, no entanto, é fruto do trabalho e parceria de magistrados, servidores e terceirizados deste Tribunal, aos quais agradeço. O meu muito obrigado a cada um de vocês!".
Clique aqui para acessar a galeria de fotos da solenidade.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.