Presidente da Comissão de Conciliação acompanha atividades nas Varas Trabalhistas
quarta-feira, 3 de Dezembro de 2008 - 14:28
Redator (a)
Valquíria Santana
Des. Márcia Andrea Farias, durante audiência presidida pela juíza titular da 1ª VT de São Luís, Juacema Aguiar
Presidente da Comissão de Conciliação, em entrevista para a equipe da TV Maranhense
Ao acompanhar na manhã desta quarta-feira (03) as atividades da 3ª Semana Nacional pela Conciliação, no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas da capital), a presidente da Comissão Permanente de Conciliação na Justiça do Trabalho no Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, destacou a quantidade de acordos homologados nos dois primeiros dias do evento. Os valores conciliados somam mais de 2,3 milhões. Em muitas VT´s do interior do estado e no Juízo Auxiliar da Execução, foram realizadas 100% das audiências agendadas para ontem (02).
Márcia Andrea Farias, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), esteve no Fórum Astolfo Serra, conversando com juízes, advogados, jurisdicionados e a imprensa. A desembargadora acompanhou o movimento nos corredores das Varas Trabalhistas, o atendimento nas secretarias das VT´s e nas salas de audiência. A magistrada explicou que foram agendadas para os cinco dias de evento cerca de 4.500 audiências nas 21 Varas da capital e do interior, no TRT e nos juízos auxiliares da Execução e de Precatório.
A presidente da Comissão Permanente também destacou o empenho de magistrados e servidores da JT-MA nas atividades da Semana da Conciliação e o atendimento aos advogados e jurisdicionados. Nos dois primeiros dias do evento, que será encerrado na sexta-feira (05), foram atendidas 2,4 mil pessoas. A magistrada lembrou que o Movimento pela Conciliação, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que ocorre nos órgãos do Judiciário de todo o país, contribuiu para a celeridade da prestação jurisdicional.
De acordo com a desembargadora, o esforço concentrado para as atividades da conciliação na JT-MA envolve magistrados e servidores que, nos cinco dias, estarão voltados exclusivamente para as ações da Semana. Todas as audiências das Varas também foram destinadas para os processos incluídos na pauta do período a pedido das partes e outros pela própria Secretaria da VT após triagem.
Como ocorreu na Semana da Conciliação de 2007, também este ano, quem tem ação tramitando nas Varas Trabalhistas, não pediu a inclusão na pauta da Semana, mas tem interesse em conciliar, poderá comparecer espontaneamente para a conciliação, desde que as duas partes queiram firmar acordo e compareçam à audiência.
As ações da Semana Nacional pela Conciliação, no âmbito da JT-MA, estão concentradas no Projeto Conciliar, desenvolvido pela Comissão Permanente de Conciliação. O projeto integra o Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos do plano de gestão do TRT para o biênio 2007/2009, e que reúne todos os projetos e ações voltados para a melhoria da prestação jurisdicional na Justiça do Trabalho no estado.