Presidente do TRT-16 participa da cerimônia de abertura do evento Convergência 2024 em São Luís

terça-feira, 2 de Abril de 2024 - 17:05
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas
Autoridades destaques da abertura do evento Convergência 2024.
Presidente do TRT-16, Desembargadora Márcia Andrea e grupo de laboratoristas do InovaLab16 marcando presença no Convergência 2024.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias, participou da solenidade de abertura do evento Convergência 2024, sediado em São Luís, realizado na tarde desta segunda-feira (1º/4), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae. O evento recebe o apoio do TRT-16 e busca discutir temáticas inovadoras no setor público, com a participação de diversas autoridades de todo o país. A programação conta com palestras, atividades culturais e oficinas que acontecerão até a quarta-feira, 3 de abril. Acesse a programação.

Como destaque inicial de boas vindas da cerimônia, foi realizada uma apresentação cultural do Bumba Meu Boi, importante manifestação folclórica popular do Estado maranhense, que buscou envolver o olhar de todo o público presente para as raízes culturais de grande valor local. A apresentação foi feita pelo grupo Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que na ocasião declarou oficialmente o início das atividades do evento. Em seguida, ao discursar, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, expressou grande entusiasmo ao enfatizar o valor de magnitude cultural e tecnológico que deve ser trabalhado nas atividades ao longo dos dias. 

A presidente do TRT-16 e integrante do grupo gestor do Laboratório de Inovação do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea, ressaltou a plena importância da promoção de um evento que debate acerca da inovação mediante a participação da sociedade em geral, destinando espaço para destacar a relevância do compartilhamento de ideias que é realizado por grandes personalidades locais e nacionais no decorrer da programação. “É fundamental promover eventos que incentivem a inovação e a participação da sociedade, permitindo a troca de ideias. O Convergência 2024 propõe a interação e a discussão sobre o avanço da inovação no setor público e certamente resultará em soluções criativas para os desafios que enfrentamos. Que possamos aproveitar ao máximo essa oportunidade para inspirar e ser inspirados pela inovação e pelo conhecimento compartilhado”, frisou.

As atividades do primeiro dia envolveram os participantes em uma apresentação expositiva de casos e projetos de inovação no Setor Público, incluindo oficinas em grupo e jogos estimulantes que visam o ampliamento da visão holística no aprimoramento de tarefas inovadoras. A programação englobou, também, discussão e exposição de imagens produzidas por inteligência artificial, enfatizando, sobretudo, os efeitos que essa ferramenta tecnológica possui na sociedade.

A secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16 e laboratorista do Inovalab16, Sílvia Castro, também marcou presença e falou sobre a integração do Tribunal em eventos de grande relevância como o Convergência 2024. “Participar do evento de inovação em nosso Estado, fruto da parceira de várias instituições, a exemplo do TRT 16, representa a consolidação dos laboratórios e da Rede de Inovação do Maranhão -  RIMA, além de ampliar o conhecimento dos profissionais que integram o quadro de pessoal do nosso Regional”, disse.

Aline Lobato, servidora lotada na Secretaria de Governança e Gestão Estratégica e laboratorista do Inovalab16, destaca que sua participação no evento é uma excelente experiência voltada para o intercâmbio de ideias inovadoras. “O Convergência vem proporcionar o encontro de laboratórios de inovação de órgãos de diferentes ramos e esferas de poder para uma rica troca de experiências e proveitosa oportunidade de parcerias para o intercâmbio e compartilhamento de soluções para a melhoria e efetividade dos serviços públicos”.

A servidora Leila Santos, lotada na Secretaria de Governança e Gestão Estratégica e laboratorista do Inovalab16, também ressaltou seu grande entusiasmo para a programação dos três dias. “O Convergência promete ser um ambiente de muito aprendizado com pessoas que têm atuado em projetos de inovação no setor público, onde pequenas mudanças nos serviços ou processos já existentes possam melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos”, destaca.

Além das servidoras citadas, parte do corpo funcional do Tribunal e estagiários estiveram presentes para participar e contribuir com as atividades da programação.

O evento é promovido pela Rede Conexão Inovação Pública e no Maranhão e foi pensado através de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima). O evento também conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), além de diversos outros patrocinadores e apoiadores, incluindo o TRT-16.

Entre as autoridades destaques na abertura do evento, além da presidente do TRT-16, estiveram o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo de Sousa Filho; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; o secretário Municipal de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; o 2º subdefensor da Defensoria Pública Estadual do Maranhão, Paulo Rodrigues da Costa; a vice-presidente da Academia Maranhense de Ciências, professora doutora Francisca Neide Costa; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-MA, Celso Gonçalo de Sousa; o diretor do Foro da Justiça Federal Seccional do Maranhão, juiz federal Rubem Lima de Paula Filho; o promotor de Justiça e diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ednarg Marques; a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Isaura Moreira Lima Modesto; o secretário de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores, Guilberth Marinho Garcês; e demais personalidades de instituições parceiras e do Poder Judiciário.

Certificados e Emblemas
Os participantes terão direito a receber certificados de participação com descrição de carga horária de 20 horas. Além disso, durante o evento serão desenvolvidas tarefas que concederão emblemas para personalizar o certificado a ser recebido. Algumas das ações são:
- Conexão Livros: levar um livro e trocar com outro participante;
- Conexão Solidária: levar uma doação de alimentos, roupas e brinquedos para necessitados;
- Álbum colaborativo de fotos: enviar fotos que tirar no evento.

RIMA
A Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA) é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Poder Judiciário, o Governo do Estado e a sociedade civil. Seu objetivo principal é promover a troca de experiências e fomentar o surgimento de boas práticas entre os servidores, com foco na agenda global para 2030. 

InovaLab do TRT-16
O Laboratório de Inovação do TRT-16 busca incentivar a criação de soluções inovadoras, reunindo ideias de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários, e também pelos usuários do Tribunal. O InovaLab promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores e a realização de ateliês de criatividade, conduzidos por uma equipe capacitada para estimular a inovação e a diversidade dos desafios enfrentados pela instituição.

259 visualizações