Presidente do TRT-16 participa da cerimônia de homenagem ao ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Carvalho Neto, participou da cerimônia de homenagem ao ministro do Superior Tribunal da Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, realizada na manhã desta quinta-feira (10/8), no Plenário da Câmara Municipal de São Luís. O evento teve como objetivo homenagear os 31 anos de magistratura do ministro, que é natural de São Luís do Maranhão.
No início da solenidade, o vereador autor da homenagem, médico Gutemberg Araújo, convocou os convidados para compor a mesa de honra. Entre os componentes da mesa solene, o presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe; o juiz federal e diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Rubem Lima de Paula Filho; o 1º Secretário da Câmara Municipal de São Luís, vereador Álvaro Pires; o desembargador federal aposentado e professor universitário Alberto José Tavares Vieira da Silva; e o grande homenageado do evento, ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca. Presentes ao evento, ainda, diversas outras autoridades, de todos os segmentos do sistema de Justiça, inclusive conselheiros, advogados, servidores e sociedade em geral.
Após a composição da mesa, o vereador Gutemberg Araújo iniciou seu discurso agradecendo ao ministro por ter aceitado participar do evento: “É um momento de gratidão recebermos a vossa excelência, ministro Reynaldo da Fonseca, pois esta casa (câmara) que compõe 31 vereadores e vereadoras, que representam o povo de São Luís, aprovou o requerimento por unanimidade para que pudéssemos estar aqui hoje fazendo esta justa homenagem”, ressaltou.
O vereador Álvaro Pires realizou a leitura do requerimento que deu origem a homenagem. Durante a leitura, foram destacados os 31 anos de magistratura do ministro, completados no dia 12 de junho do presente ano e destacou também a trajetória do ministro Reynaldo Fonseca ao longo de seus anos de atuação no Maranhão e os fortes laços com as raízes locais.
Na ocasião, foi realizada a entrega de uma placa como símbolo da homenagem ao ministro Reynaldo Fonseca, e em seguida o ministro assumiu a tribuna para fazer seu discurso de agradecimento: “Meu propósito nesta cerimônia é, sobretudo, agradecer por todas as palavras e discursos proferidos no dia de hoje. É uma grande alegria encontrar grandes autoridades que possuem destaque e relevância para o território maranhense, e que fizeram parte do meu processo de construção de vida”, afirmou.
Em suas palavras, o ministro ressaltou o importante papel desempenhado pela Justiça do Trabalho: “O desembargador Carvalho Neto representa uma justiça singular, que é a Justiça do Trabalho, aquela que é pilar para o perfeito funcionamento das relações trabalhistas no cenário nacional. Saliento aqui em minhas palavras, minha admiração ao presidente e as minhas sinceras homenagens aos magistrados da Justiça do Trabalho no Maranhão, por representarem todos os valores da dignidade humana”, disse o ministro.
Ao final do seu discurso, Reynaldo da Fonseca agradeceu novamente a homenagem recebida, colocou em evidência o orgulho em possuir suas origens advindas do solo maranhense, e reafirmou a importância da educação em sua vida e trajetória, bem como o valor dos conhecimentos provenientes das obras do poeta maranhense Gonçalves Dias, fazendo menção ao seu bicentenário, celebrado hoje.