Presidente do TRT-16 participa de cerimônia de posse do novo Corregedor Nacional de Justiça

terça-feira, 3 de Setembro de 2024 - 14:37

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou nesta terça-feira (3/9), no plenário do Conselho Nacional de Justiça, da cerimônia de posse do ministro do STJ Mauro Campbell Marques como Corregedor Nacional de Justiça para o biênio 2024-2026. 

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, que destacou alguns dados sobre a realidade da justiça brasileira, que possui hoje mais de 83 milhões de processos, 18 mil juízes e juízas. O ministro Barroso disse, ainda, que os desafios do novo corregedor serão atuar na correição, valorizar os bons exemplos e punir os maus, além de traçar políticas públicas que permitirão uma aproximação entre o Judiciário e a sociedade.

O novo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, fez referência à importância do papel de juízes e juízas na sociedade, e que o Poder Judiciário brasileiro é grandioso e possui números desafiadores, como é de se esperar em um País com dimensões continentais como o Brasil. Ele ressaltou que o magistrado tem que ser um agregador de harmonia e ser o primeiro garantidor dos direitos do cidadão.

O ministro Mauro Campbell Marques disse que deverá buscar parcerias com instituições para julgar ações cíveis e criminais relacionadas às questões ambientais com mais celeridade. Ressaltou que a frente da Corregedoria deverá dar continuidade a projetos criados pelo seu antecessor, ministro Luiz Felipe Salomão, como: Novos Caminhos, Campanha um só coração, Solo Seguro e o Registre-se.

Para a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a Corregedoria Nacional de Justiça desempenha um papel fundamental na garantia da integridade e eficiência do sistema judiciário. “Tenho plena confiança de que o Ministro Mauro Campbell Marques, com sua trajetória de excelência e compromisso com o Direito, conduzirá esta missão com maestria, zelando pela harmonia e pela segurança jurídica que nossa sociedade tanto almeja.”

Além do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, compuseram também a mesa de honra da solenidade de posse do novo corregedor nacional de justiça o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara Federal, o deputado federal Arthur Lira; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia; o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lélio Bentes Corrêa; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti.

Também prestigiaram a solenidade de posse, ministros do STF, STJ, TSE, membros dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais, além de ministros de Estado, governadores e prefeitos, assim como amigos e familiares do novo corregedor nacional de Justiça.
 

193 visualizações