Presidente do TRT-16 participa de reunião entre a presidência do STF e CNJ e tribunais de segunda instância

sexta-feira, 2 de Junho de 2023 - 15:46
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Luane Freitas
Da esquerda para direita: presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; ministra Rosa Weber, presidente do STF e CNJ; e a presidente do Coleprecor e do TRT-9, Desembargadora Ana Carolina Zaina.
Ministra Rosa Weber e presidentes de Tribunais do Brasil.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador Carvalho Neto, participou na última quinta-feira (1/6), de reunião de trabalho com os presidentes dos tribunais de todo país. No encontro, conduzido pela ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram abordados assuntos ligados à segunda instância e os desafios atuais enfrentados pelo Poder Judiciário.
Durante a reunião, a ministra Rosa Weber afirmou que tem total confiança na competência, na qualidade do trabalho e no engajamento do Poder Judiciário. Ela destacou ainda a responsabilidade de magistrados e magistradas na garantia da democracia e da supremacia da Constituição da República.
A ministra falou também da necessidade de engajamento dos tribunais para alcançar melhores resultados na prestação jurisdicional e citou as iniciativas que precisam de envolvimento dos Regionais. Entre elas estão o Censo do Poder Judiciário, as audiências de custódia, o suporte à equipe responsável pela biometrização de presos, as inspeções judiciais no Sistema Socioeducativo e o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Também foram abordados na reunião temas envolvendo a utilização de tecnologias digitais e inteligência artificial no Poder Judiciário, como o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e a Plataforma Codex. Além de defender a adoção do Processo Judicial eletrônico (PJe) como única ferramenta a ser adotada pelo Poder Judiciário Nacional.
Além do presidente do TRT-16, estiveram presentes na reunião outros representantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

200 visualizações