Presidente do TRT diz que 2008 será um ano para consolidar projetos e ampliar Justiça do Trabalho no Estado
terça-feira, 8 de Janeiro de 2008 - 9:51
Desembargador Gerson de Oliveira acredita que serão aprovados os projetos que estão em andamento para criar cargos e varas trabalhistas
No primeiro dia de atividades da Justiça Trabalhista em 2008, o presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira, acredita que 2008 será um ano de consolidação de projetos e ampliação da Justiça do Trabalho no Estado. Ele fez um balanço sobre a prestação jurisdicional no ano passado e destacou algumas propostas para este ano como a aprovação, por várias comissões, do projeto de lei que cria novos cargos para servidores do TRT, em tramitação no Congresso Nacional, e o andamento dos projetos de criação de novas Varas Trabalhistas para o Maranhão.
Também acredita que será aprovado o projeto que cria dois novos cargos para desembargadores, aumentando assim a estrutura da Justiça do Trabalho para atender aos jurisdicionados. E diz que o Tribunal está trabalhando para concluir até dezembro as obras do novo Fórum Astolfo Serra, na Areinha, onde serão instaladas as varas trabalhistas da capital, oferecendo mais conforto para aqueles que procuram a Justiça do Trabalho.
Nesta terça-feira (08), o desembargador Gerson de Oliveira faz a abertura do ano Judiciário Trabalhista na primeira sessão do Tribunal Pleno de 2008. Na pauta, estão 95 processos. Na sessão da quarta-feira outras 97 ações estarão em apreciação no Tribunal Pleno.
O magistrado explicou que está trabalhando também para implementar todas as metas propostas no plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009, lançado em agosto do ano passado. O plano traz cinco eixos estratégicos contemplados pelos programas Mais Justiça, Mais Cidadania, Mais Capacitação, Mais Qualidade de Vida e Mais Economia.
O presidente do Tribunal falou ainda sobre a grande demanda do Judiciário Trabalhista no estado. Em 2007, de janeiro a novembro, segundo dados da Corregedoria, as Varas Trabalhistas da capital e do interior receberam 20.147 novos processos e julgaram 19.957, com o índice de julgamentos atingindo 99% das ações. De janeiro a novembro de 2007, o Pleno do TRT recebeu 5.174 novos processos e julgou 7.892, ou seja, 52,5% a mais que o número de ações recebidas. Os dados são da Diretoria de Recursos, Jurisprudência e Estatística. “Alcançamos em 2007 resultados positivos na prestação jurisdicional, graças ao empenho e à competência de cada magistrado e servidor deste Tribunal”, acrescentou.
A Justiça do Trabalho no Maranhão retomou as atividades nesta segunda-feira (07), em sua totalidade. De 20 de dezembro até ontem (06), os órgãos do Judiciário Trabalhista estiveram em recesso, funcionando somente em regime especial de plantão judicial e administrativo.
Redação: Valquíria Santana e Edvânia Kátia
Jornalistas