Presidente do TRT empossa diretora e assessora
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, empossou, nesta segunda-feira (09), no Gabinete da Presidência, a servidora Wanda Cristina Costa Porto, no cargo de assessora do desembargador José Evandro de Souza, e Mônica Raquel Gomes Lima Duailibe, no cargo de diretora do Serviço de Planejamento. Wanda Porto substitui a Gecilene Maria Carneiro do Amaral, conforme Ato GP nº 151, de 29 de julho deste ano. A nomeação de Mônica Duailibe consta no Ato GP nº 155, de 03 deste mês. A presidente do TRT desejou sucesso a Wanda Porto, que já ocupou outras vezes o cargo de assessora do desembargador José Evandro, uma vez que o magistrado adotou o sistema de revezamento para a ocupação da assessoria. Cada assessor permanece um ano no cargo. Ao empossar Mônica Duailibe, a desembargadora Márcia Andrea ressaltou a implantação do planejamento estratégico do Tribunal, destacando a atuação da magistrada Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, que foi designada pela presidência para coordenar as ações de implantação do planejamento estratégico do TRT-MA. A presidente lembrou que a magistrada foi afastada das suas atividades judicantes para assumir essa missão, mas chegará o momento de voltar as suas atividades como titular da VT de Bacabal, por isso é necessário que a pessoa que está assumindo o setor se engaje ao trabalho porque, segundo a presidente, o momento é de fomentar a execução do planejamento estratégico. A desembargadora disse que já conhece Mônica Duailibe, que já foi estagiária de Direito no seu gabinete, e acredita no potencial da empossada.
A presidente ressaltou ainda que o Tribunal está se destacando nessa área e está no grupo dos cinco TRT’s, responsável pela elaboração do planejamento estratégico para todo o judiciário trabalhista. A presidente acrescentou que o planejamento estratégico é uma realidade. Ela lembrou que, no final do II Encontro de TRTs do Nordeste e do II Encontro Setorial Nordeste de TRTs, realizados na semana passada, nos dias 5 e 6, no TRT do Rio Grande do Norte, o tema foi o primeiro dos nove itens da Carta de Natal. No documento, os presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste e demais representantes e gestores dos Regionais expressaram o irrestrito compromisso com a necessidade do planejamento estratégico no Judiciário Trabalhista, respaldados em premissas de participação de magistrados e servidores num contexto de co-gestão, co-responsabilidades e humanização.
Mônica Duailibe agradeceu pela oportunidade proporcionada pelo Tribunal e disse que veio para somar e disposta a se engajar com a equipe do TRT. Ela é graduada em Direito (Uniceuma) e pós-graduada em Direito do Trabalho pelo LFG. Participaram também da solenidade de posse os magistrados Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da Vara Trabalhista de Presidente Dutra, e Liliana Bouéres; Elizabeth Leite Menezes, secretária geral da Presidência; Gabriela de Barros Bello, diretora de Pessoal; Márcia Lúcia de Miranda, assessora jurídica da Presidência e Sérgio Araújo, assessor administrativo da Presidência.