Presidente do TRT inaugura sede própria da VT de Barreirinhas
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, inaugurou nesta sexta-feira (16/12) a sede própria da Vara do Trabalho de Barreirinhas. Baseadas em conceitos de modernidade, acessibilidade e humanização, as novas instalações vão oferecer mais conforto à população e mais qualidade de vida a magistrados e servidores. A nova sede fica localizada na Rua Cazuza Ramos, s/nº, Centro.
Construída com recursos do Banco do Brasil, mediante convênio de cooperação técnica com o TRT-MA, a Vara do Trabalho de Barreirinhas dispõe de sala de atendimento, balcões e banheiros adaptados para portadores de deficiência, estacionamento e sala para a OAB, entre outras dependências. Também recebeu mobiliário ergonômico e mais computadores, com vistas à implantação do processo judicial eletrônico.
Ao inaugurar a sede própria, a desembargadora Márcia Andrea Farias reafirmou o ideal do TRT-MA de promover a justiça, a cidadania e a inclusão social, visão estratégica do TRT do Maranhão a ser alcançada com o desenvolvimento de ações e projetos estratégicos.
“A Justiça do Trabalho tem avançado significativamente na melhoria das instalações físicas e na infraestrutura necessária à implantação do processo judicial eletrônico. Mas como acreditamos que o ser humano é a peça mais importante de qualquer processo, nossa instituição busca investir na qualidade de vida e melhores condições de trabalho para os seus magistrados e servidores, o que se concretiza agora na entrega deste prédio”, destacou.
DESENVOLVIMENTO – segundo a presidente do TRT a instalação da Vara do Trabalho, em 2005, contribuiu para alavancar o desenvolvimento de Barreirinhas, a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Ela disse que a expansão do turismo gerou a necessidade da presença da Justiça do Trabalho. “Os profissionais, que integram esta cadeia das relações de trabalho precisam da segurança jurídica necessária para o desenvolvimento de suas atividades laborais, bem como os empresários que aqui decidiram investir necessitam da mesma segurança jurídica para ampliarem seus negócios, tornando-se necessária a presença da Justiça do Trabalho, pois somos, essencialmente, uma Justiça social de mediação e pacificação de conflitos”, afirmou.
As desembargadora destacou os resultados alcançados pela VT de Barreirinhas. “O reflexo da importância da presença da Justiça do Trabalho em meio a este cenário de progresso é claramente percebido nos resultados alcançados pela Vara do Trabalho de Barreirinhas. A VT julgou 100% dos processos recebidos em 2010 mais 50 ações do estoque. Já em 2011, até o mês de outubro, a VT obteve excelente desempenho, julgando 100% dos processos recebidos mais 43 processos do estoque”, destacou.
Ela destacou o espírito pacificador nato do titular da VT, juiz Manuel Lopes Veloso Sobrinho, e a conquista pelo magistrado, no ano passado, de menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo projeto de conciliação que desenvolveu na Vara de Presidente Dutra, quando juiz titular daquela VT.
Ao final, a desembargadora elogiou os magistrados e servidores. “Créditos devem ser conferidos a todos os magistrados e servidores que nesses seis anos de instalação da vara trabalhista dedicam sua força de trabalho, seu capital intelectual, sua competência e inovação para o melhor desempenho da Justiça do Trabalho nesta Região”, concluiu.