Presidente do TRT-MA constitui comissão para implantação de projetos social e ambiental

sexta-feira, 6 de Julho de 2012 - 8:57
Redator (a)
Wanda Cunha

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, por meio da Portaria 551/2012, constituiu comissões para a implantação dos projetos ”Educar para a liberdade”, “Portal Socioambiental” e “Agenda socioambiental”. Cada projeto conta com um patrocinador, um gestor e uma equipe de projeto.

Os três projetos têm como patrocinadora a presidente do Tribunal. O “Educar para a liberdade” tem como gestor o juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho. A equipe do projeto é composta pelo desembargador James Magno Araújo Farias, pelo juiz do trabalho Bruno de Carvalho Motejunas e pelos servidores Clemildo Sousa Pacheco, Márcia Cristina Cardoso de Melo e Júlia de Souza Gomes.

O objetivo desse projeto é promover ações diretas para combater o trabalho escravo no Maranhão e difundir o conhecimento a  respeito de tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo como forma de fortalecimento de alternativas para erradicação do trabalho escravo. Tem como público os trabalhadores em situação degradante ou análoga à condição de escravo, agentes públicos e a sociedade civil.

A gestora do projeto “Portal Socioambiental” é a servidora Anícia de Jesus Ewerton, e a equipe é composta pelos servidores Luiz Antônio Moraes Pires, Cícero Matias Ferreira Nascimento Neto, José de Ribamar Santos Batista, Allan Carlos de Souza Marques e Adrienne Garcia Xerez Silva. A Implantação do portal tem a missão de disponibilizar informações, programas e projetos nas áreas sociais e ambientais.

Dentre os temas abordados no portal, o usuário poderá se informar sobre as ações, indicadores e metas definidas nos projetos pela comissão ambiental. O referido portal coaduna-se aos objetivos “promover a cidadania e a responsabilidade ambiental”, definidos no planejamento estratégico do TRT-MA. São clientes do projeto a alta administração, os magistrados, os servidores e a comunidade.

A “Agenda Socioambiental” visa programar uma agenda socioambiental com base em datas comemorativas, escolhidas pelo Tribunal. As ações ambientais, desenvolvidas pelo TRT-MA, procuram sensibilizar e conscientizar os participantes, para que adotem uma postura diferente em relação ao meio ambiente. As ações sociais visam uma maior integração dos magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e os cidadãos em geral, para fortalecer a imagem institucional e aprimorar a comunicação com o público interno e externo.

Esse projeto tem como gestora também Anícia Ewerton. Compõem a equipe os servidores Allan Carlos de Souza Marques, Júlia de Souza Gomes Feitosa, Stael Cavalcanti Martins de Araújo, Luiz Antônio Moraes Pires, Sílvia Adriana Lima Serra Pereira, José Ribamar Santos Batista, Alessandra Vieira César Borges e Adrienne Garcia Xerez Silva.

 

5 visualizações