Presidente do TRT-MA dá posse à nova juíza do trabalho substituta
O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), deu posse na manhã desta segunda-feira (14), no Gabinete da Presidência, a Élbia Lídice Spenser Dowsley no cargo de juíza do trabalho substituta deste Tribunal. A magistrada pertencia, há seis meses, ao quadro de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), e veio para o TRT maranhense após permuta com o juiz Francisco José Monteiro Júnior, conforme Portaria do Gabinete da Presidência nº 678/2014. Natural de Recife, a magistrada é casada e tem dois filhos.
O presidente Luiz Cosmo deu as boas-vindas à juíza Élbia Dowsley e afirmou que ela ingressou em um tribunal bom para trabalhar. Segundo o presidente, o exercício da magistratura é um sacerdócio, uma missão, que exige dedicação e compromisso. Luiz Cosmo observou que se inicia agora uma nova etapa da vida da magistrada, mas garantiu-lhe que será bem recebida no Maranhão, que é um estado cujo povo é hospitaleiro. O presidente lembrou que ele também, há 24 anos, saiu de Pernambuco para o Maranhão, estado que aprendeu a amar, e que se sente tão maranhense quanto pernambucano.
Falando em nome dos magistrados da primeira instância e representando a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), da qual é tesoureira, a juíza Angelina Moreira de Sousa Costa, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, disse que o TRT-MA está recebendo uma grande juíza, uma grande pessoa, que vai atender às expectativas da direção do Tribunal. Para Angelina, a nova magistrada está sendo bem acolhida e vai se sentir bem no Maranhão. “Seja muito bem-vinda e seja muito feliz. Espero que você faça a diferença no Maranhão e faça um bom trabalho”, concluiu.
Representando a Secretaria da Corregedoria, Bruno de Carvalho Motejunas, juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador-geral da Escola Judicial do TRT-MA, também deu as boas-vindas à magistrada Élbia Dowsley. Bruno disse que a conheceu durante um treinamento na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e percebeu o interesse dela pela magistratura e que a primeira impressão foi muito boa. Ele colocou-se à disposição para ajudar a magistrada no que ela precisar, afirmando que ela pode contar também com a Escola e com a Corregedoria. “Sinta-se em casa. Espero que se sinta bem aqui e seja feliz”, finalizou.
Élbia agradeceu a todos e afirmou que se sente muito feliz de estar no TRT-MA, onde está sendo muito bem tratada e acolhida e que espera mostrar sua gratidão trabalhando. “Espero contribuir da melhor forma possível e fazer jus à confiança que estão depositando em mim”.
A posse foi prestigiada também pelo juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; pelo secretário-geral, Antonio Manoel Costa Silva; e por Gustavo Dowsley, marido da magistrada.