Presidente do TRT-MA empossa mais um juiz do trabalho substituto
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, deu posse, na tarde de quarta-feira (26/10), no Gabinete da Presidência, a Gustavo Castro Picchi Martins, no cargo de juiz do trabalho substituto do TRT16. Gustavo foi aprovado no último concurso realizado pelo TRT-MA.
Ao empossar o magistrado, o presidente disse que o TRT do Maranhão é reconhecido nacionalmente por ser muito organizado, de relações humanas muito desenvolvidas, e que tem sido referência para outros tribunais, inclusive com projetos desenvolvidos pela Escola Judicial como o Projeto Anjo, que consiste em acompanhamento de magistrado na fase inicial de carreira por outro magistrado mais antigo, que vai ser o consultor e orientador do juiz recém empossado.
O desembargador James disse que foi examinador da prova oral do então candidato e por isso já sabia da qualidade do empossado. Ele também desejou que o magistrado seja muito feliz no Maranhão e que seu ingresso na magistratura trabalhista no Estado reverta para a jurisdição e para o jurisdicionado em efetividade e celeridade processual.
Emocionado, o juiz agradeceu aos seus familiares, pelo apoio incondicional durante a jornada que o levou à aprovação no concurso. Gustavo disse que o apoio da família e dos mestres e professores que teve ao longo da vida foi fundamental para a conquista alcançada. Também falou do amor dedicado ao Direito do Trabalho, do apreço à Justiça, e do sonho de poder contribuir para o grande esforço do Judiciário Trabalhista e de todos aqueles que militam para a preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores. Ele ressaltou a hospitalidade maranhense, afirmando que foi bem recebido todas as vezes que esteve em São Luís, e concluiu afirmando que vem oferecer "à Justiça do Trabalho, aos magistrados, servidores, advogados e trabalhadores terceirizados do Tribunal, e principalmente aos jurisdicionados, o que tenho de melhor, que é minha dedicação e meu amor pelo mundo do trabalho".
Falando em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), onde é diretor cultural e social, e da Escola Judicial, da qual é coordenador, o juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, deu as boas-vindas a Gustavo Martins e observou que o povo maranhense é acolhedor. Paulo desejou felicidades ao novo colega da magistratura. "Aqui a gente prima por juízes felizes. Pode contar na Associação com colegas, mas, acima de tudo, com amigos. A Amatra está de portas abertas. Bem-vindo também à Escola Judicial, onde vai ter um período de aperfeiçoamento de 60 dias, com cursos teóricos e aprendizagem prática.
A mãe do empossado, Márcia Castro Santos, também agradeceu a todos pela acolhida ao filho. Ela disse que ele ficou muito feliz em ter sido aprovado no concurso do TRT maranhense e que sentiu-se muito bem recebido. Márcia afirmou que ele lutou bastante e que foi às custas de muita dedicação que conquistou a aprovação no concurso.
Posse - presentes, também, à solenidade de posse o juiz Auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas; a secretária-geral da Presidência, Joselena do Carmo Soares Pereira; a secretária do Tribunal Pleno, Elen dos Reis Araújo Barros de Brito; Guilherme Castro Picchi Martins, irmão do magistrado; Bianca Bertin, namorada do empossado; e a servidora Célia Cristina Nunes Muniz.