Presidente do TRT-MA empossa novo juiz do trabalho substituto
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, deu posse, na tarde desta sexta-feira (13), no Gabinete da Presidência, à Guilherme José Barros da Silva no cargo de juiz do trabalho substituto do TRT-MA. O magistrado pertencia ao quadro de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA/AP) e permutou com o juiz Albeniz Martins e Silva Segundo, que pertencia ao quadro de magistrados do TRT maranhense.
A desembargadora Ilka Esdra disse que o magistrado é bem-vindo ao TRT-MA, que é um tribunal tranquilo e pacífico. A presidente disse, ainda, que deseja que ele permaneça no tribunal e que se sinta na própria casa, onde foi recebido com consideração e respeito pelo seu trabalho.
Guilherme Silva, que é piauiense, agradeceu pela recepção e confessou que gosta da cidade, pois já morou em São Luís, quando fazia parte do quadro de servidores do TRT-MA, e exerceu o cargo de analista judiciário, de 2006 a 2009, com lotação nas 2ª, 3ª e 4ª Varas do Trabalho de São Luís. O magistrado afirmou que pretende permanecer no tribunal. “É um tribunal bom, que teve grandes avanços, o que demonstra que o TRT está melhorando”. Guilherme destacou a conquista de funcionamento eletrônico na quase totalidade das varas trabalhistas e concluiu dizendo ter vindo para ficar realmente, se instalar no Maranhão. O magistrado estava acompanhado da esposa Geisane Saraiva Pinheiro e do casal de filhos.
O juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), deu as boas-vindas ao novo magistrado e desejou que ele siga a tradição dos piauienses que vêm para o TRT-MA, permanecem e colaboram positivamente com a Justiça do Trabalho.
Presentes também à posse o desembargador James Magno Araújo Farias, diretor da Escola Judicial do TRT-MA; a assessora jurídica da Presidência, Júlia de Souza Gomes; o secretário-geral da Presidência, José Valdionor Costa dos Santos; e outros servidores.