Presidente do TRT-MA inaugura refeitório para terceirizados
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, inaugurou na tarde desta segunda-feira (19), um refeitório para os terceirizados que prestam serviço nos órgãos da Justiça do Trabalho em São Luís. O refeitório localiza-se no andar térreo do anexo C do prédio-sede do TRT-MA. Composto de dois ambientes, o refeitório é a concretização de um desejo de alguns desses trabalhadores, que buscavam um local onde pudessem reunir-se para fazer suas refeições e descansar no intervalo da jornada de trabalho.
O desembargador Luiz Cosmo e a terceirizada Rosilene Lopes de Souza, da Global Serviços, descerraram a placa comemorativa de inauguração do refeitório. O desenlace da fita inaugural foi feito pelo presidente e o terceirizado João Damasceno Bittencourt, da empresa Liman.
O presidente do TRT-MA ressaltou a satisfação e felicidade em entregar o refeitório aos terceirizados, que agora contam com um local onde poderão fazer suas refeições e descansar enquanto esperam para retomar as suas tarefas diárias. Luiz Cosmo disse que a inauguração, mesmo ocorrendo dias depois, é parte da programação comemorativa do Dia do Trabalho. Ele afirmou que a inauguração do refeitório traz satisfação para os trabalhadores. “Espero que utilizem bem este espaço e, com certeza, a partir de agora, teremos terceirizados mais satisfeitos com o ambiente de trabalho”, declarou.
Terceirizados - atualmente, a Justiça do Trabalho no Maranhão conta com 248 terceirizados, que atuam em áreas distintas, entre elas, serviços gerais, vigilância armada, serviços de recepcionista, suporte técnico na área de informática e motorista.
Na avaliação dos terceirizados, a inauguração do refeitório vai contribuir para melhorar a qualidade de vida deles, bem como para proporcionar maior integração entre os vários profissionais que prestam serviço à Justiça do Trabalho na capital maranhense. Érika de Cássia Dias de Carvalho, recepcionista contratada pela empresa Global Serviços, elogiou a iniciativa, e disse que o local é muito aconchegante. Além disso, ela comemorou porque, a partir de agora, os terceirizados têm um espaço onde “podem se confraternizar no horário do almoço”, observou.
Para Antonio Neto, terceirizado da Fortal Segurança Privada, o refeitório ficou muito bom. Ele lembrou que antes os colegas não tinham um local para almoçar, mas agora dispõem de um ambiente agradável e bonito.
Contratado da Liman, empresa da área de serviços gerais, Mairon José também não poupou elogios. Mairon frisou que o refeitório vai contribuir muito para melhorar a qualidade de vida dos terceirizados, pois agora eles têm “um local melhor para fazermos nossas refeições, um ambiente mais digno”, destacou.
Herbett Cutrim Mendes, contratado pela empresa Start e que presta serviço como motorista, destacou a importância do refeitório como um local de convivência, além de ser um lugar para fazer as refeições e descansar após o almoço. Segundo Herbett, ter um espaço assim é fundamental para proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho, “local onde passamos a maior parte do dia”, concluiu.
Refeitório – projetado pela Seção de Engenharia do Tribunal, o refeitório tem dois ambientes, um para o local das refeições, mobiliado com mesas e cadeiras, geladeira, bebedouro, dois microondas, e uma bancada com duas pias; e uma sala de descanso, com televisão, onde os terceirizados poderão aproveitar o tempo restante referente às horas de intervalo da jornada de trabalho.
Solenidade – presentes, também, à solenidade o juiz auxiliar da Presidência do TRT-MA, Carlos Gustavo Brito Castro; o diretor-geral, Júlio César Guimarães; secretário-geral da Presidência, Antonio Manoel Costa Silva; secretário de Coordenação Administrativa, Raimundo da Conceição Costa Lindoso; secretária de Orçamento e Finanças, Flávia Regina Rêgo Cordeiro; coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Rômulo José Maia Moura; coordenador de Serviços Gerais, Manuel Alfredo Martins e Rocha Filho; coordenador de Material e Logística, Wagner Campos Santos; além de outros gestores, servidores e terceirizados.
Fotos: Francisco Souto